×
Loading ...

Como fazer kimonos de Gueixa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O kimono é uma simples, bonita e graciosa peça de vestuário que é parte do estilo de vida tradicional japonês. Diferentes versões são usadas por várias partes da população, incluindo as gueixas -- mulheres japonesas treinadas para entreter homens com conversa, danças e cantando. Um kimono de gueixa é mais colorido e feito dos tecidos mais suntuosos. A peça em si é feita de somente algumas peças de tecido e pode ser facilmente feita em casa.

Instruções

Os kimonos são vestidos tradicionais japoneses, que representam a cultura japonesa (kimono image by Francis Lempérière from Fotolia.com)

    Corpo

  1. Lave, seque e passe o tecido.

    Loading...
  2. Corte pontas e fios soltos no tecido com a tesoura.

  3. Deite o tecido em uma superfície lisa. Meça-o e marque-o em seis peças que tenham 1,83 m de comprimento e pelo menos 56 cm de largura. Mantenha quaisquer padrões virados para a mesma direção e decida que parte do padrão ficará no topo. Marque uma seta na parte de trás do material com o sabão para mostrar a direção.

  4. Dobre as pontas para dentro e feche as costuras na máquina de costura, ou com as mãos com um longo e largo ponto em ziguezague. Repita até que tenha terminado quatro dos seis painéis.

  5. Coloque dois dos painéis do passo 4 um por cima do outro, com o lado direito do tecido para dentro e alfinete-os juntos. Costure-os com um ponto reto regular. Deixe um espaço de costura de 1,27 cm e um espaço no topo de 5 cm para acomodar o pescoço em um passo mais a frente.

    Ombros

  1. Abra os painéis como um livro e passe a costura de dentro para que ela fique aberta e plana.

  2. Deite as outras duas peças terminadas no passo 4 na peça costurada, lados errados juntos e alinhe-as pela borda exterior. Certifique-se de que o padrão corra na mesma direção. Alfinete os painéis soltos à peça costurada nos ombros.

  3. Alinhe o fim da fita métrica com a borda de cima no centro da roupa, marque um comprimento de 25 cm descendo o tecido e uma largura de 7.2 do centro indo para o ombro de fora.

  4. Desenhe uma linha diagonal da marca dos 25 cm até a marca dos 7,2 cm e então corte o tecido nessa linha.

  5. Costure os ombros ao painel grande, permitindo 1,2 cm de espaço para a costura.

  6. Abra os painéis e as costuras, passe-as para ficarem abertas e lisas.

    Mangas

  1. Meça e marque um dos painéis não finalizados para que você possa cortá-lo em dois painéis iguais, deixando-os com mais ou menos 91 cm de comprimento e 56 cm de largura.

  2. Marque a direção do tecido com o sabão em dois dos painéis para casar com o resto da roupa.

  3. Costure todas as bordas fechadas com um ponto longo de ziguezague.

  4. Dobre cada novo painel finalizado em dois, com os lados corretos juntos, de forma que se tenha dois retângulos de 46 cm por 56 cm.

  5. Marque nas dobras com o giz para que você possa achar o centro novamente em um passo mais adiante.

  6. Vire o corpo principal do kimono com o lado certo para fora e alfinete cada manga nele, com os lados corretos do tecido juntos e um espaço de costura de 1,27 cm. Certifique-se de que os padrões estão na mesma direção e que a dobra com o giz encontra a costura do ombro.

  7. Costure as mangas no corpo, começando por 10 cm da borda aberta e parando a 10 cm da borda oposta, para que se tenha uma aba.

  8. Abra toda a peça e passe as novas costuras abertas e lisas.

    Colarinho e mangas

  1. Corte o último painel na metade ao longo do seu comprimento e então dobre uma peça no meio para que você tenha um retângulo de aproximadamente 46 cm de comprimento e 28 cm de largura. Faça uma marca com o sabão para indicar a dobra.

  2. Dobre a última peça de tecido para que as bordas menores se encontrem. Meça o centro da parte dobrada e marque-a com sabão, marcando três seções ao todo.

  3. Desenhe uma linha diagonal de um canto de uma linha ao canto da outra e corte a peça em dois painéis fazendo um fundo liso em um final e uma ponta no outro.

  4. Costure todas as bordas do colarinho e as mangas.

  5. Alinhe o final liso da manga para o painel da frente e sua bainha de fundo, e contornando a borda frontal do corpo, costure-o ao redor do comprimento até o colarinho. Deixe o espaço usual de 1,27cm para a costura e passe as costuras abertas e lisas. Repita para para a outra manga.

    Fechando os lados

  1. Alfinete os lados fechados em cada lado da vestimenta, e costure com um ponto reto, começando a 10 cm abaixo das axilas e continuando até o fundo. Deixe o espaço de 1,27 cm para a costura e passe as costuras abertas.

  2. Costure os cantos abaixo das mangas para casar com a parte das costuras laterais e continue ao redor. Repita o espaço de costura e passe a ferro. Entenda que irá existir um grande buraco para os braços.

  3. Costure as bainhas das mangas por 1,27 cm.

    Fechando o colarinho

  1. Traga as pontas menores do colarinho juntas, com os lados errados se tocando, e então passe a dobra. Dobre-a novamente com os comprimentos já com a bainha se encontrando na parte de dentro.

  2. Case o centro dessa peça com o centro da área do colarinho e então alfinete-o ao redor do colarinho.

  3. Costure-o em uma linha, virando a bainha e as bordas expostas enquanto você trabalha.

  4. Passe o colarinho.

  5. Faça a bainha de todas as bordas não finalizadas em todo o kimono.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido de 5,5 m x 1,14 m -- seda é o sugerido, mas não requerido
  • Ferro
  • Tesouras
  • Fita métrica
  • Sabão
  • Linha
  • Agulha ou máquina de costura
  • Alfinetes

Referências

Loading ...
Loading ...