A lavagem de toalhas elimina as bactérias?

Escrito por sarah scott | Traduzido por lucas gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A lavagem de toalhas elimina as bactérias?
Toalhas recentemente lavadas podem ainda estar com bactérias (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Muitas pessoas estão justificadamente preocupadas com infecção por bactérias. Lenços antibacterianos, sabonete e lenços para carrinhos de compras podem ser encontrados em muitos lugares públicos. No entanto, as bactérias também se escondem nas casas das pessoas. A boa notícia é que a maioria das bactérias encontradas nas casas não é causadora de doenças. Na verdade, muitas bactérias são benéficas. A má notícia é que as bactérias são mais difíceis de matar do que muitas pessoas imaginam. Procedimentos especiais devem ser usados para remover as bactérias de superfícies e artigos de uso doméstico, como toalhas.

Outras pessoas estão lendo

Lavar as bactérias

A exposição ao calor mata a maioria dos organismos microscópicos. A temperatura da água padrão na maioria das máquinas de lavar roupa, no entanto, não é a de 60°C necessária para matar todas as bactérias. Já a temperatura de um secador doméstico comum é suficientemente elevada para matar as bactérias. Então, se a remoção das bactérias de toalhas é uma prioridade para você, primeiro coloque-as na máquina de secar para matar os germes e lave-as em seguida. Termine por secá-las mais uma vez.

Elimine bactérias com alvejante

O alvejante mata as bactérias. O sabão em pó comum, utilizado na maioria das casas, no entanto, não é capaz de matar todas elas. Uma solução de 10% de água sanitária adicionada à lavagem irá eliminar a grande maioria, embora possa remover a cor de muitos tecidos. Por esse motivo, deve ser usada apenas em toalhas brancas ou de cor clara. O alvejante para roupas coloridas não contém o ingrediente ativo ácido hipocloroso, que é necessário para matá-las.

Vinagre pode exterminar as bactérias

Despeje um copo de vinagre branco, ou ácido acético de 5%, na máquina de lavar para remover bactérias de toalhas. O vinagre desnatura as proteínas que compõem as bactérias, alterando os níveis de pH para fora de um âmbito em que elas possam viver. O cheiro de vinagre, apesar de forte, não é prejudicial aos seres humanos, e não faz mal a peles sensíveis que possam entrar em contato com ele. A lavanderia irá cheirar a vinagre enquanto a máquina estiver funcionando, mas quando remover as toalhas do secador, o aroma terá sumido.

Contaminação bacterial na máquina de lavar

Lavar toalhas em uma máquina de lavar roupa sem a adição de um agente antibacteriano não só não remove as bactérias, mas também introduz bactérias nas toalhas. Isto acontece porque todos os tecidos que entram em contato com a pele humana tornam-se contaminados com as bactérias. Alguns artigos de vestuário, como roupas íntimas, têm mais probabilidade de conter quantidades elevadas de certas bactérias. Quando toalhas que contenham bactérias são lavadas em uma máquina de lavar roupa ,esses micro-organismos se movem sobre a superfície da máquina de lavar. Na próxima vez em que colocar outras toalhas na máquina de lavar, a bactéria passará para elas. A melhor defesa contra a contaminação bacteriana na máquina é ligá-la no ciclo mais quente, sem qualquer roupa, junto com um agente antibacteriano, como água sanitária ou vinagre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível