Como fazer uma leitura das nuvens para previsão do tempo

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma leitura das nuvens para previsão do tempo
Leia as nuvens para prever o tempo

Você não tem que ter um bacharelado em meteorologia para prever o tempo. Se já passou muito tempo ao ar livre, você desenvolve um sentido do que está por vir apenas olhando para o céu. Uma compreensão básica de leitura de nuvens vai ajudá-lo a formular uma previsão local. Aqui está o que procurar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Nuvens Cirrocumulus são nuvens brancas de grande altitude, de 5 a 13,7 km, compostas por cristais de gelo. Elas indicam que bom tempo é iminente.

  2. 2

    Nuvens Cirrus também voam alto e são feitas de gelo. Elas são finas e ralas. Estas nuvens costumam indicar bom tempo, até começarem a engrossar, devido a uma queda na pressão barométrica.

  3. 3

    Nuvens Cirrostratus são também compostas por gelo em altas altitudes. Elas, às vezes, cobrem todo o céu e são tão finas que você pode ver o sol ou a lua através delas. Estas nuvens podem produzir um efeito de halo. Quanto mais grossas as nuvens, maior é a chance de chover ou nevar em 24 horas. Se algumas nuvens de altitude média as seguem, você pode contar com uma precipitação.

  4. 4

    Nuvens Altocumulus também são nuvens de camada média. Suas bases se formam entre 2 e 7 km de altitude. Conforme elas se formam, às vezes, preveem trovoadas à tarde.

  5. 5

    Nuvens Altostratus são cinzentas com uma coloração azul. Elas voam em uma camada intermediária e indicam tempestades.

  6. 6

    Nuvens Stratus são nuvens de camada mais baixa. Se estiverem no chão, são chamadas de nevoeiro. Elas são mais propensas a produzir uma garoa do que uma chuva pesada. No litoral da Califórnia, podem durar semanas sem qualquer precipitação e são conhecidas como a camada marinha. Às vezes, elas podem cobrir todo o céu.

  7. 7

    Nuvens Stratocumulus são baixas, cinza e irregulares. Eles podem não cobrir todo o céu e simplesmente se reunir em manchas ou linhas. Elas raramente produzem chuva.

  8. 8

    Nuvens Nimbostratus são de cor cinza-escuro e são um prenúncio de chuva.

  9. 9

    Nuvens Cumulus são as que desenhamos na escola. Elas se parecem com bolas de algodão macias e começam a cerca de 1,2 km de altitude. Estas nuvens, geralmente, indicam bom tempo.

  10. 10

    Nuvens Cumulus muito elevadas formam-se quando o ar está instável, produzindo fortes correntes de convecção. Conforme estas nuvens baixas sobem para as altitudes médias, elas indicam muita chuva e trovoadas.

  11. 11

    Nuvens Cumulonimbus são as clássicas massas arredondadas de acúmulo de nuvens, com uma base plana e topo de bigorna. Elas podem se estender até 18,3 km de altitude, principalmente sobre desertos. Elas apontam tempestades, relâmpagos, chuva, possível granizo, enchentes e tornados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível