Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?

Escrito por carol poster | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
A qualidade das imagens depende das lentes (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

O corpo de sua primeira câmera SLR é só tem metade do que você precisa para fotografar. Para utilizar plenamente a versatilidade e o poder da sua SLR, digital ou utilizando filme, você precisa montar um conjunto de lentes. A necessidade de cada lente varia de acordo com os objetos e cenas que você fotografa mais frequentemente.

Outras pessoas estão lendo

Teleobjetiva

As lentes com distância focal entre 70 e 210 milímetros estão entre as primeiras a serem compradas. São lentes extremamente versáteis que funcionam bem para retratos, animais grandes, algumas paisagens e algumas fotos de movimento. O alcance deste tipo de lente é moderado e ela pode ser adquirida por um preço razoável e com qualidade substancial, devido à sua ampla utilização. Se você está planejando fotografar objetos em movimento ou cenas com pouca luz, busque lentes com alta "velocidade" ou uma ampla abertura – o ideal é f/2.8. Para alta exposição, escolha lentes acompanhadas por um tripé.

Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
Lentes versáteis e com alcance para diversas situações (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)

Grande-angular

Adquira lentes do tipo grande-angular para paisagens panorâmicas e em situações que ofereçam limitações para fotografar. Esta lente, com alcance de 24 a 35 milímetros, é ideal para fotografia amadora. Se você está planejando especializar-se em paisagens, deve considerar ainda obter uma super grande-angular, que tem seu alcance ampliado até 18 milímetros.

Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
Lente ideal para fotografar espaços amplos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Lente normal

O padrão de lentes utilizadas por jornalistas tem o zoom entre 35 e 70 milímetros. Esta amplitude é similar à do olho humano e por isso este tipo de lente é chamado de normal. Ela é indicada para fotos documentais e para o ambiente da rua, bem como para festas, férias da família e outros usos cotidianos.

Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
Lente normal: mesma amplitude do olho humano (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Lentes macro

Se você quer fotografar pequenos objetos como flores ou insetos, irá precisar de uma lente macro. Esta categoria de lente é capaz de focar objetos muito próximos, permitindo ao fotógrafo fazer imagens em escala de 1:1. Estas lentes só serão necessárias se você estiver planejando fazer uma quantidade significativa de fotos que exijam close muito próximo.

Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
Para fotografar objetos muito pequenos, as lentes macro são fundamentais (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Teleobjetiva longa

Para fotografar animais selvagens e esportes, as teleobjetivas longas são amplamente utilizadas pelos fotógrafos. Espere para fazer o investimento nestas lentes até que você esteja confortável com suas lentes com 70-210 mm e tenha certeza de que precisa de mais amplitude. Estas lentes são muito caras e mais difíceis de utilizar, no entanto, é quase impossível fazer boas imagens de animais na vida selvagem ou de esportes sem uma teleobjetiva longa bastante veloz.

Que lentes um fotógrafo iniciante deve ter?
As lentes teleobjetivas longas são utilizadas em fotos de esporte (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível