Diferenças entre lentes Nikon 16-85 mm e 18-200 mm

Escrito por chris rowe | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre lentes Nikon 16-85 mm e 18-200 mm
Essas lentes estão na faixa de mercado entre as lentes comuns e as profissionais (Lens image by Vladimir Koshkarov from Fotolia.com)

As lentes Nikon 16-85 mm e 18-200 mm foram desenvolvidas para câmeras Nikon APS-C com sensor de tamanho, como as D40, D80, D90 e D300. Essas lentes estão na faixa de mercado entre as lentes comuns e as profissionais. A lente 16-85 mm é ideal para fotografar objetos relativamente próximos, como para retratos. Em 16 mm ela oferece um ângulo de visão de 18º e foca objetos tão próximos quanto a 40 centímetros. A lente 18-200 mm é mais adequada tanto para fotografar objetos próximos como aqueles mais distantes, em esportes ou fotos de paisagem. Seu ângulo máximo de visão em 18 mm é de 8º e pode focalizar em até 50 cm de proximidade.

Outras pessoas estão lendo

Redução de vibração

Sistemas de redução de vibração (RV) tentam reduzir a instabilidade (“jitter”, no jargão fotográfico) causada pela mão que segura a câmera. O “jitter” aparece como uma indefinição nos objetos fotografados. Para uma câmera operada manualmente, o padrão é a velocidade do obturador ser mais rápida do que uma dividida pelo nível de zoom da lente. O sistema RV permite a operação manual da câmera em velocidades de obturador mais lentas do que o padrão acima. Essas duas lentes usam a segunda geração do sistema RV da Nikon, que permite boas imagens de três a quatro pontos mais lentas do que sem ele.

Distorção de imagem

Em uma lente normal, linhas retas parecem retas. Em uma lente com zoom, isso é difícil de perceber. Dois termos comumente usados para descrever a distorção são “barril” e “almofada”. Na distorção barril, uma linha reta parecerá se dobrar para longe do centro da lente. Na distorção almofada, a curvatura da linha reta será em direção ao centro da lente. As lentes 16-85 mm e 18-200 mm apresentam alguma distorção de curvatura, em forma de “barril”. Testes realizados pelo site “Photozone.de” indicam que as lentes têm a pior distorção tipo barril no ajuste mínimo do zoom, sendo que a lente 18-200 mm apresenta uma distorção 40% maior do que a lente 16-85 milímetros. À medida que o nível de ampliação é aumentado, a deformação rapidamente muda para uma distorção tipo “almofada”. A distorção em toda a faixa de zoom é significativamente maior na lente 18-200 milímetros.

Aberração cromática

Lentes produzidas com materiais diferentes reproduzem as cores com intensidades diferentes. Fabricantes de lentes reduzem esse efeito utilizando vários materiais e revestimentos nas lentes. A aberração cromática é o nível de diferença de intensidade na reprodução das cores. É mais perceptível ao longo das bordas afiladas em áreas de alto contraste da imagem. A Nikon controlou bem a aberração cromática em ambas as lentes. Ela é mais visível nos limites do zoom.

Vinhetas

Uma lente que apresenta vinhetas terá os cantos da imagem mais escuros do que o centro. A quantidade de declive (“dropoff”, em inglês) é medida em VE (valor de exposição, ou EV, em inglês), em que 1 VE é equivalente à metade da intensidade da luz ou a uma parada. O declive é maior quando o obturador está bem aberto e o nível de zoom é o menor. Surpreendentemente, a lente 16-85 mm exibe o maior declive (“dropoff”). Baseado em testes do site “Photozone.de”, a redução de brilho é 1,2 VE em 16 mm e f/3.5, enquanto que a diminuição da 18-200 mm é de aproximadamente 1 VE a 18 mm e f/3.5. Diminuindo o tamanho da abertura ou aumentando o nível de zoom, reduzem-se as vinhetas a níveis razoáveis. A menor intensidade de vinhetas está no centro da faixa de zoom.

Resolução

A resolução de uma lente é um indicador de quão nítida será uma imagem e quantos detalhes serão perceptíveis na fotografia final. Como é típico na maioria das lentes de zoom, a resolução é boa no centro da lente, mas fica pior quando você se aproxima das bordas. A resolução é pior no nível mínimo de zoom, melhora rapidamente quando o zoom aumenta e, em seguida, cai à medida que o nível de zoom se aproxima do máximo. Na maioria dos casos, a lente 18-200 mm exibe uma melhor resolução do que a lente 16-85 milímetros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível