×
Loading ...

Como ler a direção do vento em um mapa meteorológico

Atualizado em 21 março, 2017

Os ventos dominantes, como os alísios, são correntes de ar que se movem ao longo da superfície terrestre, geralmente em direção ao oeste. Os mapas mais detalhados mostrando a direção dos ventos utilizam um símbolo chamado de seta de vento. Além de mostrar a direção, essa seta também indica sua velocidade, que é uma informação importante para a navegação e para o tráfego aéreo. Os mapas de vento digitais mais recentes apresentam a velocidade utilizando cores e a direção utilizando pontas de setas, de modo que, embora o clássico símbolo das setas de vento seja útil, verifique a legenda do mapa para saber qual convenção está sendo seguida.

Instruções

Saber a velocidade do vento é importante para áreas como a navegação e o tráfego aéreo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Perceba que os alísios e os ventos polares do leste são dominantes que sopram do leste para o oeste por causa da rotação da Terra em torno de seu próprio eixo. Na linha do equador, a parte mais larga do globo terrestre, há uma área calma em que os ventos geralmente não sopram. Essa área é chamada de zona das calmas equatoriais. Entre cerca de 30º e 60º para o norte e para o sul, os ventos dominantes vão do oeste para o leste.

    Loading...
  2. Aprenda a maneira de falar sobre as direções do vento. Quando ele é denominado "de leste", ele sopra do leste para o oeste. No entanto, quando se diz que ele vai para o leste, seu trajeto é o oposto. Agora você conseguirá designar as direções de vento que você encontrar em um mapa meteorológico.

  3. Procure uma seta de vento no mapa que se pareça com um círculo comum. Lembre-se de que um círculo tem 360º. Cada quarto dele é uma área de 90º. A parcela preenchida corresponde à direção a partir da qual o vento sopra: se ele estiver completamente preenchido, é "de norte"; se houver um quarto, ou 90º, ele é "de leste"; se ele estiver preenchido até a metade, é "de sul"; e se houver três quartos, é "de oeste".

  4. Encontre uma seta de vento que tenha um círculo e uma linha saindo dele. Ela mostra sua direção e velocidade. Essa linha conterá outras na parte de cima. Uma linha pequena significa que o vento sopra a uma velocidade de 5 nós (1 nó equivale a 2,41 km/h). Se ela for comprida, a velocidade será de 10 nós. Multiplique cada traço comprido por dez e adicione cinco para cada linha pequena a fim de obter a velocidade do vento. Se você encontrar uma pequena bandeira triangular na seta de vento, adicione 20 nós para cada uma delas.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...