Como ler e memorizar fatos rapidamente

Escrito por jared lewis | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
Como ler e memorizar fatos rapidamente

Aprender como ler e memorizar fatos é uma habilidade útil em todos os níveis educacionais

Pixland/Pixland/Getty Images

A habilidade de ler e memorizar fatos rapidamente é um dom importante, que pode ser útil em todos os níveis educacionais. É de grande ajuda especialmente no ensino superior, onde o material de estudo tende a aumentar substancialmente. Aprender como ler e memorizar rapidamente pode fazer de você um estudante melhor e ajudá-lo a cumprir seu trabalho com facilidade. Ao aprender a ler com compreensão e também a memorizar fatos rapidamente, você se tornará mais confiante em sua capacidade de aprendizado, permitindo que se foque no conteúdo ao invés de se preocupar em concluir a tarefa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pegue qualquer livro ou sequência de fatos que você queira memorizar. Isso é especialmente válido quando estiver lendo livros. Você não precisa ler cada livro de capa a capa na primeira vez que você o estiver lendo. Ao invés disso, pegue o livro e o folheie, procurando por palavras chave e ideias, se possível faça algumas anotações para manter a informação fresca em sua mente. Isto também é válido para estudar anotações de aula ou qualquer outro material que você precise aprender para uma prova. Após ter dado uma primeira olhada, deixe o livro de lado por pelo menos 30 minutos para permitir que a informação se fixe em sua mente antes de voltar a ler.

  2. 2

    Encontre um lugar com paz e quietude para ler. Garanta uma leitura sem interrupção por pelo menos 20-30 minutos. Você deve sentar com os seus pés no chão e o livro em um ângulo de 45 graus de sua linha de visão, se possível. Você pode fazer isso colocando o livro para baixo e depois o angulando em direção ao seu corpo.

  3. 3

    Passe seus olhos pela página quando ler. Faça isso para cada página de texto, não levando mais de cinco ou seis segundos para chegar ao fim da folha. Vá até o fim do livro em torno de 20-30 minutos. Se você estiver lendo algumas páginas de anotação, a mesma regra ainda se aplica. Não se preocupe com uma total compreensão nesse ponto. Se o conteúdo do material levar mais de 30 minutos para ser lido, você pode lê-lo em duas ou mais sessões. Uma vez que você leu todo o material dessa maneira, faça uma pausa de 10 a 15 minutos.

  4. 4

    Aprenda a ler diversas linhas do texto ao mesmo tempo. Isso pode ser feito com um pouco de prática. Howard Stephen Berg, criador do Sistema de Leitura de Velocidade Rápida, diz que o cérebro tem a capacidade de entender o texto lido no sentido correto ou ao contrário, enquanto os olhos seguem um guia (dedo ou lápis) que passa ao longo da página. Outros acreditam em uma abordagem de "mente completa", que permite que o cérebro veja páginas inteiras ou blocos de texto de uma vez e depois se lembre. Experimente alguns desses métodos para ver qual funciona para você.

  5. 5

    Revise o que você acabou de ler imediatamente após ler. Tire alguns minutos e anote tudo o que você conseguir lembrar uma vez que você terminou de ler o material rapidamente. Este processo de relembrar informações que você pode ter lido, mas não exatamente "falou" enquanto lia, ajuda a fixar informações que a sua mente pode ter gravado, mas que você não lembra necessariamente de ler. Escrever este material torna mais fácil acalmar a mente e manter o conteúdo lido.

  6. 6

    Faça "ganchos" ou "vínculos" para itens importantes de serem lembrados. Se você tem uma lista de itens para lembrar, a melhor maneira de fazer isso rapidamente é criando uma série de associações ou ganchos aos quais possa associar a memória. Isso envolve associar o item que você precisa memorizar com alguma coisa familiar para você. Por exemplo, você pode criar uma lista de dez itens ou cômodos em sua casa e associar outros dez itens que você precisa memorizar com cada um desses cômodos. Visualize estes itens nos cômodos de sua casa e crie uma ação sequencial em sua mente relacionando estes itens. Seja criativo e use ações o mais dramáticas possíveis. Quanto mais memorável a associação, mais facilmente você será capaz de fazer o gancho com a sua lista. A mente tende a lembrar as coisas em imagens e, quanto mais dramática a cena, mais vívida é a memória.

  1. 1

    Pegue qualquer livro ou sequencia de fatos que você queira memorizar. Isso é especialmente realidade quando estiver lendo livros. Você não precisa ler cada livro de capa a capa na primeira vez que você o está lendo. Ao invés disso, pegue o livro e o folheie procurando por palavras chave e ideias, se possível faça algumas anotações para manter a informação fresca em sua mente. Isto também é verdade quando estudar anotações de aula ou qualquer outro material que você precisa aprender para uma prova. Após ter dado uma primeira olhada, deixe o livro por pelo menos 30 minutos para permitir que a informação se fixe em sua mente antes de voltar a ler.

  2. 2

    Ache um lugar com paz e quietude para ler. Garanta que leia sem interrupção por pelo menos 20-30 minutos. Você deve sentar com os seus pés no chão e o livro em um ângulo de 45 graus de sua linha de visão se possível. Você pode fazer isso colocando o livro para baixo e depois o angulando em direção ao seu corpo.

  3. 3

    Passe seus olhos pela página quando ler. Faça isso para cada página de texto, não levando mais de cinco ou seis segundos para chegar ao fim da folha. Vá até o fim do livro em torno de 20-30 minutos. Se você estiver estiver lendo algumas páginas de anotação, a mesma regra ainda se aplica. Não se preocupe com total compreensão neste ponto. Se o conteúdo do material levar mais de 30 minutos para ser lido, você pode lê-lo em duas ou mais sessões. Uma vez que você leu todo esse material desta maneira, dê uma pausa de 10 a 15 minutos.

  4. 4

    Aprenda a ler diversas linhas do texto ao mesmo tempo. Isso pode ser feito com um pouco de prática. Entretanto Stephen Berg, criador do Sistema de Leitura de Velocidade Rápida, diz que o cérebro tem a capacidade de entender o texto lendo de frente ou ao contrário enquanto os olhos seguem um guia (dedo ou lápis) que passam ao longo da página. Outros acreditam que em uma abordagem de "mente completa" que permite que o cérebro veja páginas inteiras ou blocos de texto de uma vez e depois se lembre. Tente alguns desses métodos para ver se funciona para você.

  5. 5

    Revise o que você acabou de ler imediatamente após ler. Tire alguns minutos e anote tudo o que você conseguir lembrar uma vez que você terminou de ler o material rapidamente. Este processo de relembrar informações ajuda a fixar informações que a sua mente possa ter gravado mas que você não lembra necessariamente de ler. Escrever este material torna mais fácil acalmar a mente e manter o material lido.

Dicas & Advertências

  • Pode parecer que são muitos passos para se fazer rapidamente, mas quando você junta todos e os compara a ler o texto palavra por palavra, repetindo cada uma em sua mente enquanto lê, você verá que o processo por inteiro leva menos tempo e ainda com maior retenção dos fatos.
  • Para maiores informações sob como usar "vínculos" ou "ganchos", procure as fitas e livro Mega Memória de Kevin Trudeau.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media