Como ler notas musicais para trompete

Escrito por michael dance | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler notas musicais para trompete
Trompete (AliBaba.com, BlankSheetMusic.net, EpianoStudio.net, OCMusic.com)

Trompete é um instrumento musical com o maior registro (ou intervalo) na família de sopro e a música para ele é sempre escrita em clave de sol. Conhecendo o básico de teoria musical, aprender a ler as notas para o trompete será fácil. Se não, será necessário aprender lendo as instruções abaixo e, lentamente, soando seu caminho através de várias notas e escalas.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Trompete
  • Partituras
  • Livro de música para iniciantes e estudantes de trompete

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Familiarize-se com a aparência das partituras: cinco linhas, sendo uma sobre a outra. O símbolo à esquerda significa que você está lendo a música na clave de sol, o que será comum para toda música com o trompete. Os dois "4", um sobre o outro, são chamados de assinatura de tempo. O "4" superior indica que haverá quatro batidas por medida (uma espécie de sentença musical) e o "4" na parte inferior indica que um quarto de nota constitui uma batida.

    Como ler notas musicais para trompete
    Clave de sol e os dois "4"
  2. 2

    Familiarize-se com os diferentes tipos de notas musicais. As notas são diferentes, dependendo de quanto tempo são sustentadas. A nota inteira (à direita) é um círculo aberto e, em um tempo 4/4, é sustentada por quatro batidas. Uma meia nota (centro) é um círculo aberto com uma linha vertical sobre sua extremidade, que é realizada por duas batidas. Uma semínima (as duas primeiras notas à esquerda) parece uma meia nota, exceto pelo fato de o círculo ser preenchido, e é mantida por uma batida. Uma colcheia parece com uma semínima, exceto pelo fato de ter uma pequena "cauda" no final da sua linha e ser mantida pela metade de uma batida. Uma linha vertical que separa as notas significa uma ruptura na medida e duas linhas verticais significam o fim da peça. Assim, a imagem abaixo é de uma peça musical que consiste de duas medidas. Como ela é de 4/4 de tempo, perceba que cada medida consiste de quatro batidas totais.

    Como ler notas musicais para trompete
    Notas musicais
  3. 3

    Agora você conhece os diferentes comprimentos de notas, mas como sabe quais notas são? As notas são nomeadas com letras de A a G. Esta imagem mostra uma escala de C maior simples. A primeira nota sobre a parte inferior é chamada de C central; da esquerda para a direita, as notas sobem para D, E, F, G, A, B e C, novamente. Para tocá-las, sopre no bocal durante o uso do dedilhado correto. Para memorizar quais notas usar com o dedilhado, consulte um gráfico de dedilhado (consulte na seção "Recursos"). Em geral, pressionar os lábios produz notas mais altas, enquanto relaxar os lábios produz notas mais baixas.

    Como ler notas musicais para trompete
    Escala de notas
  4. 4

    Tocada na escala de C, cada nota é um passo completo afastado individualmente. Mas outras notas, chamadas sustenidos e bemóis, existem entre estes passos completos. O sustenido é um meio passo acima de uma nota, enquanto que um bemol é um passo abaixo de um meia nota. Por exemplo, um C sustenido é um meio passo acima de um C e um meio passo abaixo de um D. Um D bemol é a mesma coisa que um C sustenido. Há duas exceções: Não há B sustenido ou C bemol e não há E sustenido ou F bemol. Os sustenidos são indicados pelo sinal de libra (#), enquanto que o sinal para os bemóis parece uma minúscula letra "b".

    Como ler notas musicais para trompete
    Sustenido e bemol
  5. 5

    Tal como acontece com todo o instrumento, pratique, pratique e pratique. Com a ajuda de um gráfico de dedilhado, toque a escala de C maior e experimente diferentes comprimentos de notas, mantendo um ritmo consistente e descobrindo quão alto ou baixo pode ir. Eventualmente, você será capaz de reproduzir música com arranjo, ler música em chaves diferentes ou até mesmo escrever a sua própria música.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível