Mais
×

Como ler um triângulo de classificação textural de solos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A textura é uma das características mais importantes do solo, e está relacionada à proporção relativa de partículas minerais de vários tamanhos. Ela influencia na capacidade de retenção de água, drenagem, aeração, teor de matéria orgânica e outras propriedades. Uma ferramenta comum da ciência e da agricultura, o triângulo de classificação de solos usa o percentual de areia, silte e argila no solo para atribuí-lo a uma das 12 classes de textura. A classificação correta do solo no seu quintal ou jardim o ajuda a descrevê-lo cientificamente, predizer problemas em potencial e determinar se certa planta tem mais chances de crescer ou não em um determinado local.

Instruções

Para usar o triângulo de classificação textural de solos, você deve saber as porcentagens de areia, silte e argila no solo. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Estimando a textura do solo

  1. Espalhe alguns copos ou várias mãos de solo em cima do jornal para secar.

  2. Retire todo o cascalho, pedras, pedaços de madeira ou outros detritos e moa o solo restante para que não sobre nenhum pedaço grande, e ele se torne um pó fino e uniforme.

  3. Adicione o solo ao frasco de vidro, enchendo um quarto dele. Adicione água para completar os outros três quartos do frasco e adicione uma colher de chá de sal de cozinha ou detergente não espumante.

  4. Agite bem o frasco devidamente tampado por 10 a 15 minutos.

  5. Coloque o frasco em um lugar onde ele possa ficar em repouso por alguns dias.

  6. Acione um cronômetro ou um temporizador imediatamente.

  7. Marque, na lateral do frasco, a camada de areia que se assenta na água depois de um minuto. As partículas de areia são as maiores do solo, e se assentam mais rapidamente.

  8. Marque o topo da camada formada após duas horas de repouso. Esta é a camada de silte, e está com uma coloração diferente da camada de areia. As partículas de silte são maiores que as de argila, mas menores que as de areia.

  9. Marque o topo da camada de argila que se forma acima das outras assim que a água fica límpida, o que pode levar vários dias. As partículas de argila são muito finas e podem ficar suspensas na água por muito tempo.

  10. Calcule a porcentagem de cada tipo de partícula na amostra de solo. Meça a espessura de cada camada, e depois da amostra inteira. Divida o valor da espessura de cada camada pela espessura total, determinando assim a porcentagem de cada tipo de partícula. Use estas porcentagens no triângulo de classificação textural de solos.

    Lendo um triângulo de classificação textural de solos

  1. Localize o número que representa a porcentagem de areia na amostra de solo ao longo da parte inferior do triângulo. A cada número, duas linhas entram no triângulo, segure uma régua, lápis ou o dedo ao longo da linha da esquerda.

  2. Encontre o número que representa a porcentagem de silte no solo ao longo do lado direito do triângulo. Siga com o dedo ou coloque uma régua ou lápis sobre a linha diagonal que vem do número de porcentagem de silte.

  3. Encontre o ponto onde as duas linhas se interceptam. Siga a linha que emerge da direita do ponto de interseção até onde ela toca a porcentagem de argila, e certifique-se que a porcentagem encontrada no triângulo é a mesma que a calculada na amostra de solo.

  4. Leia a classe textural em que o ponto de interseção se encontra. Por exemplo, uma amostra de solo com 40 por cento de areia, 40 por centro de silte e 20 por cento de argila é um barro, assim como uma amostra de solo com 10 por cento de areia, 45 por cento de silte e 45 por cento de argila é um solo síltico-argiloso.

O que você precisa

  • Solo
  • Jornal
  • Frasco de vidro transparente com tampa
  • Sal de cozinha ou detergente não-espumante
  • Cronômetro ou temporizador
  • Marcador permanente
  • Duas réguas, lápis ou utensílios com bordas retas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article