Quantidade de areia necessária para cada saco de cimento

Escrito por christie gross | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quantidade de areia necessária para cada saco de cimento
Sempre faça um pouco mais de concreto do que o necessário (concrete image by grafiker from Fotolia.com)

Ao trabalhar com concreto, é bom garantir que a mistura é preparada adequadamente para ele curar. No entanto, a determinação da quantidade de areia necessária — um dos principais componentes do concreto — pode ser difícil de calcular se você nunca trabalhou com concreto antes. Essas orientações básicas irão ajudá-lo na preparação da mistura para o próximo projeto de reforma da casa.

Outras pessoas estão lendo

Sobre

Enquanto as pessoas normalmente acreditam que as calçadas são compostas de cimento, elas são realmente feitas de concreto. Concreto é uma combinação de agregados e pasta. Os agregados são geralmente areia, cascalho ou pedra pulverizada, e a pasta é feita de água e cimento. Quando os componentes são misturados, o cimento e a água solidificam e ligam os agregados para formar um material sólido. O processo de endurecimento continua ao longo do tempo, ficando gradativamente mais duro a cada ano, já que a mistura de concreto continua a endurecer.

Guia geral das proporções para a mistura

A Autoridade de Cimento de Portland afirma que concreto viável pode ser feito usando várias proporções de mistura e nenhum método é o melhor. No entanto, é recomendado obedecer à regra dos "6" para a preparação: um mínimo de seis sacos por metro cúbico de cimento, um máximo de 6 L de água por saco de cimento, curando o concreto e mantendo-o úmido por ao menos seis dias e um teor de ar de seis por cento.

Requisitos de areia

As proporções dos componentes básicos para a preparação de concreto dependerá do tamanho do agregado máximo - o tamanho das partículas do agregado, seja brita, cascalho ou areia, que você estiver usando, afirma a autoridade de cimento de Portland, EUA. Cada partícula agregada é classificada pelo tamanho, geralmente variando de 6,5 mm até 5 cm, não excedendo essa medida. Quando o tamanho máximo do agregado for diminuído, o teor de cimento tem de ser aumentado de modo que tenha a quantidade necessária de pasta para poder ligar todos os elementos. Dito isto, a quantidade de areia molhada não é afetada pelo tamanho do agregado. A proporção é tipicamente 2 1/2 partes de areia úmida para cada 42 kg de cimento, sendo uma parte equivalente a 0,330 m² de material.

Resumo

Depois de entender os princípios básicos de como calcular as proporções de materiais necessários para misturar o concreto, você pode aplicá-las a um projeto específico. Por exemplo, um agregado de 19 mm requer o uso de uma mistura de uma parte de cimento, 2 1/2 partes de areia molhada, 1/2 de água — estas proporções juntas equivalem a 6 1/2 partes iguais totais. A quantidade total de concreto preparada é de cerca de 2/3 do total dos volumes dos componentes necessários para produzir a mistura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível