Conhecimento

Lições para ensinar palavras curtas e básicas para alunos de escolas da periferia

Escrito por melissa gagnon | Traduzido por regina fleck
Lições para ensinar palavras curtas e básicas para alunos de escolas da periferia

Crianças capazes de ler palavras curtas e básicas alcançam a fluência na leitura mais rapidamente

Dynamic Graphics/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Ensinar crianças em escolas da periferia pode ser um desafio, em função de vários fatores que influenciam o desempenho escolar. Pobreza, instabilidade, falta de supervisão adulta e violência são apenas alguns dos desafios no caminho da educação das crianças desfavorecidas. Os professores precisam elaborar atividades para dar a estes alunos a instrução e a motivação a mais de que precisam para lerem palavras curtas e básicas.

Outras pessoas estão lendo

Atividades com a parede de palavras

Paredes de palavras são uma ótima ferramenta de apoio para ensinar crianças da periferia. Elas podem dar acesso à palavras curtas e básicas, que as crianças são capazes de reconhecer sem terem de pensar nelas. As paredes vão dar confiança às crianças para usarem as palavras na leitura e escrita. Use-a para fazer uma brincadeira chamada "Lanterna, lanterna". Desligue a luz e aponte a luz da lanterna para uma das palavras da parede, pedindo para que um aluno a leia e a soletre. Brinque de "Bingo da Pizza". Dê a cada aluno uma figura impressa de uma pizza de calabresa em fatias. Peça para que escrevam uma palavra da parede para escrever em cada pedaço de pizza. Quando você disser a palavra, eles podem desenhar uma rodela de calabresa em sua pizza.

Repetição e exercícios

O método de repetir e exercitar é uma estratégia já antiga para ensinar palavras curtas e básicas. As crianças podem exercitar o conteúdo, usando fichas. Coloque fichas em um chaveiro e dedique dez minutos por dia para a leitura em voz baixa destas palavras. As crianças também podem praticar a leitura em voz alta, lendo para o professor. Quando a leitura for fluente, o professor pode dar como prêmio um adesivo. O aluno que ganhar dez adesivos pode ganhar uma nova ficha em seu chaveiro.

Jogos

Jogos podem motivar até o mais rebelde dos alunos a participar da aula. Você pode fazer um bingo de palavras básicas que você ensinar a cada semana. Crie fichas, usando palavras curtas e básicas, e vá dizendo palavras até um aluno completar. Dê pequenos prêmios aos vencedores, como adesivos ou lápis. Proponha uma brincadeira chamada "Bum", passando uma lata cheia de cartas com palavras pela sala. Cada aluno pega uma carta na sua vez e tem de lê-la em voz alta. Se conseguir, fica com ela. Caso contrário, tem de devolver para a latinha. Quem pegar uma carta com a palavra "bum" tem de devolver todas as cartas que tem na mão. Brinque até todas as cartas terem sido lidas. O vencedor é aquele que acumular mais carta ao final da partida.

Atividades de escrita

Os aprendizes visuais vão se beneficiar escrevendo palavras básicas. Peça aos alunos que escrevam seis vezes cada palavra, usando giz-de-cera vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Cada palavra deve ser escrita primeiro em vermelho, depois em laranja e assim por diante. Quando todas as três palavras tiverem sido escritas nas seis cores, a criança vai ter um arco-íris! Forme duplas e dê a eles dois grupos de palavras curtas e básicas, um de verbos e outro de substantivos. Peça que tirem uma carta e escrevam uma frase criativa usando as duas palavras escolhidas. Eles podem escrever as frases em cadernos e ilustrá-las também.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media