Jogos para ensinar os pronomes relativos

Escrito por philippa jones | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para ensinar os pronomes relativos
Jogos auxiliam os alunos de ESL a aprender os pronomes relativos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um pronome relativo é uma palavra que conecta duas ideias em uma mesma frase e se refere à um substantivo que já tenha sido usado. "Who," "which," "that," "whoever" e "whichever" são exemplos comuns de pronomes relativos em inglês. Os professores da ESL (inglês como segunda língua) usam jogos e exercícios para que os alunos aprendam a usar os pronomes relativos corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Jogo da omissão

O jogo da omissão é uma forma dos alunos aprenderem se um pronome relativo precisa ou não ser incluído na frase. Crie uma lista de seis frases que precisem de um pronome relativo. Depois, crie mais quatro frases nas quais os pronomes relativos possam ser removidos, sem que elas percam o sentido. Leia as frases em voz alta para pares de alunos em sala de aula. Peça que identifiquem o pronome relativo e decidam se ele pode ser removido ou não. Quando completarem, peça que os alunos marquem as respostas uns dos outros. Para fazer com que eles estejam motivados a participar, ofereça um prêmio como sair para o intervalo mais cedo ou ter um dia sem lição de casa.

Complete as lacunas

Um jogo simples para que os alunos aprendam a usar o pronome relativo é fazer um desafio de preencher lacunas. Comece pedindo aos alunos que escrevam "Who," "Which" e "That" em um pedaço de papel. Peça para que ponham uma palavra em cada lado do papel. Leia então, frases incompletas, como por exemplo: "I like the shirt ___ Tom bought" ou "The girl __ studied is clever." Peça aos alunos que levantem a palavra que melhor se encaixa na frase o mais rápido possível. Siga em frente, eliminando da próxima rodada os alunos que tiverem respondido errado, até que somente um aluno permaneça.

Jogos para ensinar os pronomes relativos
Preencher lacunas com os pronomes relativos é simples e eficaz (Study Hard image by Joseph Shelton from Fotolia.com)

Buraco da sorte dos pronomes relativos

É importante que os alunos aprendam a diferença entre pronomes e pronomes relativos. Para ensinar-lhes isso, escreva trinta pronomes e pronomes relativos em papéis separados e dobre-os. Ponha todos esses papéis em uma caixa vazia e misture. Em seguida, peça aos alunos que, um de cada vez, peguem uma palavra da caixa e abram-na. O objetivo deste jogo é que os alunos decidam se a palavra é um pronome ou um pronome relativo e então façam uma frase com ela. Para aumentar o grau de dificuldade, dê a cada aluno apenas dez segundos para completar a tarefa.

Encontre o pronome relativo

Reconhecer um pronome relativo em uma frase é outra habilidade que os alunos precisam aprender. Isso os ajuda a melhorar o entendimento de uma gramática mais complexa. Os alunos podem aprender os pronomes relativos ao encontrá-los em um poema, em um artigo de jornal ou em um texto extraído de uma revista. Simplesmente divida a classe em pares e dê à eles textos variados em inglês. Peça que identifiquem todos os pronomes relativos de cada texto. Aumente a dificuldade do exercício removendo o pronome relativo e pedindo aos alunos que adivinhem qual pronome deve ser colocado no espaço em branco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível