Como lidar com um colega de trabalho autoritário

Escrito por w.d. johnson | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com um colega de trabalho autoritário
Se os devidos limites não forem impostos, os colegas de trabalho mandões passarão por cima de você (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Ao lidar com um colega de trabalho difícil, evite ser passivo demais ou muito agressivo. Deixá-lo passar por cima de você fará com que cada dia de trabalho seja insuportável, mas permitir que ele desperte o seu pior lado fará você parecer tão pouco profissional quanto ele. No entanto, não há como ignorá-lo completamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tente entender a perspectiva do seu colega. Todos possuem idiossincrasias ou questões com as quais estão lidando. Isso não é desculpa para se comportar mal, mas pelo menos pode ajudar a humanizar o "vilão do escritório" e fazer com que você compreenda que a forma como ele age com você não é pessoal. Talvez ele não perceba que se comporta de forma arrogante e esteja simplesmente em busca de atenção e elogios ou, talvez, ele acredite que pressionando conseguirá tirar o melhor das pessoas. Agradecer pela ajuda pode dar-lhe o reconhecimento que está buscando. Deixá-lo saber de forma gentil como você e os outros se incomodam com sua abordagem poderá ajudá-lo a adequar seu comportamento.

  2. 2

    Expresse seus sentimentos de forma firme porém respeitosa caso você ache que não são simplesmente as boas intenções que motivam esse comportamento autoritário. Deixe claro como você se sente quando ele diz como você deve fazer as tarefas que tem realizado com sucesso há anos, ou quando usa um tom autoritário. Lembre-o de que ele não ocupa um cargo acima do seu e diga que executará as tarefas como sempre executou, a menos que um gerente solicite outra forma -- ou ao menos que ele fale com você igual para igual quando for sugerir alguma coisa.

  3. 3

    Não faça escândalo por tudo caso o seu colega de trabalho continue sendo problemático. Você já mostrou como se sente, então quando ele quiser lhe instruir sobre como concluir uma tarefa diga que está ocupado fazendo algo para o chefe, visto que qualquer tarefa que você completa no trabalho é, em essência, para o seu chefe.

  4. 4

    Fale com esse colega o mínimo possível. Comunique-se via e-mail para minimizar a interação. Caso você precise de respostas imediatas, telefone ao invés de procurá-lo em sua mesa, mas mantenha as conversas focadas e breves.

  5. 5

    Seja a pessoa melhor tratando seu colega difícil com bondade quando vocês interagirem. Cumprimentá-lo assim como você cumprimenta os outros -- em vez de sair do seu caminho e ignorá-lo -- e permanecer cordial durante outras interações inevitáveis ​​tornará difícil para ele fazer de você um alvo do seu comportamento negativo.

  6. 6

    Fale com seu chefe. Deixe-o saber dos problemas pelos quais vem passando e das soluções tentadas. Diga que a autoridade dele, juntamente com a de qualquer outro supervisor ou gerente, é a única autoridade que pretende reconhecer, e é importante que o colega de trabalho seja lembrado de sua verdadeira posição na hierarquia da empresa. Há força nos números, então se os outros colegas têm tido os mesmos problemas, abordem seu supervisor juntos. Se você percebeu que esse colega mandão também está sendo autoritário com o supervisor, este se sentirá induzido a enfrentá-lo. É improvável que ele continue indiferente quanto a ter sua autoridade abertamente prejudicada e ameaçada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível