Como lidar com colegas de trabalho mal educados e arrogantes

Escrito por naomi millburn | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com colegas de trabalho mal educados e arrogantes
Seus colegas de trabalho não precisam ser seus melhores amigos, mas devem tratá-la com respeito (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Conviver lado a lado com os colegas de trabalho todos os dias pode ser difícil, não importando o quanto todos sejam profissionais, amigáveis e respeitosos. A situação se torna ainda mais difícil se você precisa lidar com pessoas que tenham atitudes arrogantes e negativas. Se você trabalha com pessoas desse tipo, não deve simplesmente acomodar-se e aceitar. Imponha-se no seu ambiente de trabalho e enfrente as pessoas que lhe façam se sentir desconfortável.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Analise a situação. Embora seja realmente fácil apontar um colega específico, dê um passo atrás para ter certeza que não está exagerando ou sendo a causadora da discórdia. Seja o mais justo possível e tente olhar o problema pela perspectiva de seu colega. Pergunte-se se não há nada que você faça que possa ser considerado arrogante, seja um comentário sarcástico ou conversar ao telefone em voz alta. Observe seu comportamento para ter certeza de que realmente está certa.

  2. 2

    Esteja o tempo todo preparado psicologicamente. Se estiver sempre pronto para a possibilidade de seu colega de trabalho dizer algo indelicado como: "Susana, você desencavou esse vestido de uma caçamba de lixo?", você jamais será pega de surpresa ou ficará desconcertada. Quanto menos surpreendida for, menor a chance de responder com raiva e sem pensar.

  3. 3

    Responda de forma rápida e breve a um comentário rude e arrogante com algo simples como: "Estou ocupada trabalhando" para mostrar que encerrou a conversa. Mostrar raiva não fará nada para melhorar sua situação e pode até piorá-la. Geralmente pessoas indelicadas se fortalecem com a reação dos outros.

  4. 4

    Leve na esportiva. Lidar com pessoas indelicadas e arrogantes de maneira gentil deve ser a tarefa mais difícil do planeta, mas pode ajudar bastante. Quando uma pessoa é cortês e amigável, é difícil para a outra pessoa manter o tom grosseiro e desagradável, mesmo que ela seja a pessoa mais intimidadora do escritório. Não importa o que sua colega diga, não se rebaixe ao nível dela.

  5. 5

    Analise se a situação vale o seu estresse. Se sua colega de trabalho for sempre uma idiota, determine se vale a pena se dar a esse trabalho. Observe se os comentários realmente lhe aborrecem e se são importantes. Por exemplo, se alguém faz algum comentário ofensivo sobre seu gosto musical, você realmente se importa? Se deixar o comentário entrar por um ouvido e sair pelo outro, evitará estresses e frustrações desnecessárias.

  6. 6

    Comunique-se com sua colega de trabalho. Se você não gosta dela, a última coisa que desejará é envolvê-la em uma discussão sobre seu comportamento. Em alguns casos, entretanto, será sua única escolha. Às vezes, colegas indelicados nem sabem que os outros o veem dessa forma. Da maneira mais honesta e diplomática possível, converse com sua colega em particular. Explique a ela cuidadosamente que suas atitudes e comentários estão fazendo você se sentir desconfortável e tornando a convivência no trabalho muito difícil.

  7. 7

    Inicie um diálogo franco. Se você se abrir com sua colega, pdoerá encorajá-la a lhe ver mais como pessoa e menos como colega de trabalho. Quem sabe ela até se desculpa e diga que pensava que você gostava de suas "brincadeiras".

  8. 8

    Tente conhecer melhor sua colega de trabalho. A conduta dela pode ser um pedido de ajuda. Ela pode estar se sentindo solitária ou infeliz por algum problema pessoal ou de saúde. Aproximar-se dela pode ser difícil a princípio, mas você pode descobrir lá no fundo uma pessoa decente.

Dicas & Advertências

  • Se tudo o mais falhar, notifique sua chefia ou o departamento de recursos humanos de sua empresa sobre o comportamento inadequado de sua colega de trabalho. Para justificar seu procedimento, cite incidentes específicos ( de preferência com data), comentários arrogantes ou atitudes indelicadas. Talvez precise de intervenção externa para ajudar nessa situação complicada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível