Mais
×

Como lidar com a culpa e sua consciência após uma separação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O fim de um relacionamento muitas vezes traz consigo sentimentos de culpa e o arrependimento de coisas que você poderia ter feito de outra maneira. Uma separação é difícil por essa razão embora o relacionamento ainda não esteja oficialmente terminado, pode ser muito tarde para mudar o rumo em que você está e sua consciência pode portanto incomodá-lo. Lidar com a culpa e com sua consciência durante uma separação requer paciência e diligência, já que você está passando para a próxima fase de sua vida.

Instruções

Como lidar com a culpa (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Pergunte-se porque você se sente culpado e quais princípios morais você violou para fazê-lo sentir-se assim. Isso o ajuda a separar a culpa pela qual você pode ser responsável da culpa que não é saudável, quando você se censura por coisas que não foram sua culpa.

  2. Fale com seu parceiro se você puder, para que você possa se desculpar por coisas das quais se arrepende. Isso pode não consertar o relacionamento romântico, mas irá ajudá-lo a curar-se e seguir em frente com suas vidas se a desculpa for sincera.

  3. Fale sobre seus sentimentos com seus amigos e família. Isso o ajuda a desafogar seus sentimentos com pessoas que o apoiam, e pode ajudá-lo a sentir-se melhor e ter uma melhor perspectiva sobre o que levou à separação.

  4. Vá a um terapeuta. Culpa, depressão ou solidão são comuns após uma separação, especialmente se crianças estão envolvidas e você não está vendo-as com frequência. Um terapeuta pode ajudá-lo a trabalhar seus sentimentos e dar a você conselhos construtivos sobre como seguir em frente de maneira saudável.

  5. Escreva porque você se sente culpado e o que pode fazer para evitar ações que levem à culpa no futuro. Isso ajuda a criar um plano construtivo no qual você pode se focar para mudar seus comportamentos e prevenir erros e situações similares no futuro.

  6. Faça exercícios ou comece outra atividade física. Isso o ajuda a aliviar estresse e pode ajudá-lo a canalizar a energia emocional em algo positivo. Nesse caso, essa energia pode ser usada para melhorar sua saúde física e relaxar sua mente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article