Como lidar com as manchas lacrimais no focinho do seu animal?

Escrito por gerrie grimsley | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com as manchas lacrimais no focinho do seu animal?
O maltês é uma das raças que estão mais propensas às lágrimas (bichon maltese puppy image by Lombok from Fotolia.com)

Ser dono de um cachorro pode ser gratificante e exigente. Uma das tarefas que mais demandam atenção é a limpeza. Se for dono de um maltês, bichon frisé ou poodle, seu cão será mais propenso a lacrimejar do que as outras raças, e você pode atestar a dificuldade de limpeza no controle das manchas lacrimais. Para livrar-se delas, primeiro procure a causa primária desse problema.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pergunte ao seu veterinário se os dutos lacrimais do seu animal estão entupidos, uma causa comum dessas manchas. Um teste ocular, feito no próprio consultório, pode indicar esse problema. Se sim, o veterinário poderá lavar os olhos, contudo esse procedimento deverá ser feito com anestesia. O glaucoma e a irritação ocular (alergia) são outras causas. Se elas forem as responsáveis, seu veterinário poderá lhe aconselhar sobre o próximo passo.

  2. 2

    Observe de perto os olhos do seu animal para ver se há pequenos pelos ou cílios crescendo nessa região. De acordo com Hilary Parker, do site WebMD, "quando os olhos estão continuamente irritados, isso pode levar a uma lacrimação crônica, que produz manchas".

    Se os pelos estiverem crescendo muito perto, a ponto de irritar os olhos do seu animal, retire alguns dos fios mais óbvios. Para cortar tais pelos cuidadosamente, experimente usar tesouras específicas para tosa que não possuam uma ponta afiada .

    Se não se sentir confortável fazendo isso sozinho, ou for um problema causado pelos cílios, vá a um tosador conhecido.

  3. 3

    Pesquise se a raça do seu cão possui alguma condição genética que causa ou agrava a lacrimação. Por exemplo, algumas raças, como o maltês, possuem focinhos mais planos e olhos estreitos e, dessa forma, são mais propensos a ter problemas com os dutos lacrimais. Seus pigmentos são excessivos, de forma que manter o controle das manchas vermelhas e amarronzadas é um desafio. Estar ciente dessa informação lhe ajudará a achar remédios caseiros para controlar sozinho o problema dessas manchas.

  4. 4

    Tente uma ou mais das opções descritas a seguir por algumas semanas para determinar se quer continuar com algumas dessas formas de controle: dê ao seu cão água filtrada, em vez de água da torneira; utilize produtos próprios para as manchas lacrimais. As empresas dizem que tais produtos ajudam a controlar essas manchas. O Limpa Lágrimas do Sunny Pet afirma que seu uso contínuo pode remover as manchas dos olhos; lave o focinho todos os dias com lenços próprios para isso ou com lenços umedecidos de bebês; e penteie os pelos finos ao redor dos olhos com uma escova de dente macia ou um pente fino.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível