Mais
×

Como ligar uma sonda lambda universal de quatro fios

Atualizado em 23 março, 2017

Os motores automotivos possuem uma série de sistemas complexos, que são monitorados por diversos tipos de sensores. A sonda lambda universal de quatro fios é um sensor que monitora o consumo de combustível. Esse sensor mede a quantidade de oxigênio que não foi queimado e que, consequentemente, está saindo pelo escapamento. Esse oxigênio é um indicador da mistura de combustível. A sonda lambda universal de quatro fios deve ser trocada a cada 96.000 km e seus fios precisam ser ligados da forma correta.

Instruções

A sonda lambda possui um papel vital (yellow car, a Honda Japanese sport car model image by alma_sacra from Fotolia.com)
  1. Instale a sonda lambda universal de quatro fios. Corte o conector original do carro, expondo as pontas de cobre dos fios.

  2. Emende os fios novos. Una os fios da sonda nova aos fios originais do carro, que você cortou no passo anterior.

  3. Identifique os fios. Um deles é o terra, o outro é do sinal, e os outros dois são do circuito de aquecimento da sonda. Cada um deles possui uma codificação por cor, que pode variar de acordo com a marca do sensor.

Aviso

  • A codificação de cores do sensor novo provavelmente será diferente da original. Verifique as instruções que vêm com o sensor para obter a codificação correta.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Cortador de fio
  • Conectores para fios
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article