Mais
×

Como limpar uma piscina depois da chuva

Atualizado em 23 março, 2017

Depois de uma chuva forte, a água da piscina começa a ficar verde e suja por causa das folhas e da sujeira acumulada. O melhor é limpá-la imediatamente após a tempestade, para que as algas não se multipliquem e deixem a água esverdeada, especialmente durante o tempo quente.

Instruções

Mantenha sua piscina sempre limpa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Limpe toda a sujeira da superfície da água com uma peneira ou rede. Esvazie o cesto e limpe o impulsor da bomba.

  2. Aspire o fundo e as laterais da piscina com o aspirador.

  3. Adicione um saco de cloração de choque, o algicida e o cloro líquido para matar as algas.

  4. Ligue a bomba e deixe-a filtrar a água por 24 horas.

  5. Ao final, faça a retro-lavagem da bomba. O procedimento permite que o fluxo de água seja invertido, expulsando as algas e detritos do filtro da bomba. Consulte o manual de instrução. Na maioria dos casos, uma alavanca deve ser virada para a posição de retro-lavagem, fazendo a água escoar por vários minutos. A alavanca deve então ser virada para a posição de enxágue por alguns minutos. Etapas adicionais poderão ser necessárias. Por exemplo, você poderá precisar expulsar as bolhas de ar ou preparar a bomba após uma retro-lavagem. Para bombas de funcionamento automático, após o enxágue, coloque a alavanca de volta na posição normal para reiniciar o funcionamento regular.

  6. Aplique novamente a cloração de choque no segundo dia.

  7. Adicione clarificante na água depois do segundo dia de tratamento de choque. Siga as instruções da embalagem. Na maioria dos casos, o clarificante estará muito concentrado. Dilua-o em um pouco de água da piscina e espalhe-o sobre a superfície da mesma para obter melhores resultados. O clarificante irá juntar as algas mortas para que possam ser facilmente aspiradas e descartadas.

  8. Duas horas após a adição do clarificante, aspire a piscina. À essa altura, as algas já estarão aglutinadas e poderão ser aspiradas.

  9. Faça a retro-lavagem e deixe a bomba filtrar pelo resto do segundo dia.

  10. Repita esses passos até que a piscina esteja clara e limpa. Isso poderá levar algum tempo; em alguns casos, levará mais de uma semana. Seja paciente e faça a lavagem inversa da bomba frequentemente para limpar os resíduos de algas.

Dicas

  • Sempre ligue a bomba durante uma tempestade. A circulação da água irá retardar o crescimento de algas.

Aviso

  • Não encurte o processo. Por exemplo, não tente economizar o tempo de execução da bomba. Quanto mais a piscina permanecer suja, mais produtos químicos e limpeza ela exigirá.

O que você precisa

  • Um ou dois sacos de meio quilo de cloração de choque
  • Clarificante de piscina
  • Algicida ou cloro líquido
  • Peneira ou rede para retirar a sujeira
  • Aspirador de piscina
  • Bomba de piscina
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article