Limpeza: Formas fáceis de prolongar a vida do PC

Escrito por rick broida Google | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Limpeza: Formas fáceis de prolongar a vida do PC
Faça uma limpeza no computador (Getty Images)

Com alguma manutenção de hardware e software, é possível restaurar o funcionamento do sistema e talvez até prolongar sua vida útil.

Como o corpo, a casa e o carro, o PC precisa de limpeza regular para que continue funcionando corretamente. Podem existir acúmulos de poeira impedindo o funcionamento do cooler, arquivos desnecessários deixando o disco rígido mais lento e vírus escondidos deixando todo o sistema mais lento. Felizmente, com alguma manutenção do hardware e também do software, é possível restaurar o funcionamento do computador e talvez até prolongar sua vida útil.

Remova a poeira

Limpeza: Formas fáceis de prolongar a vida do PC
Remova toda a poeira do computador (Getty Images)

Os computadores esquentam muito. Os coolers ajudam a dissipar o calor, que de outra forma encurtaria a vida útil de componentes internos, causando inclusive panes no sistema. Infelizmente, com o tempo esses coolers sugam muita poeira e pelos de animais, que se acumulam até o ponto em que os componentes não resfriam adequadamente e as próprias ventoinhas travam — às vezes a ponto de quebrar.

Por isso é essencial eliminar a poeira do computador, fazendo isso regularmente (pelo menos a cada seis meses). Se você tem um desktop, desligue o sistema, remova o painel lateral e depois use uma lata de ar comprimido para remover toda a poeira (o ideal é fazer isso ao ar livre). Jateie as lâminas do cooler com jatos rápidos, garantindo que todos os coolers dentro do sistema sejam limpos (incluindo os que ficam dentro do suprimento de energia e na placa de vídeo). Tenha muita atenção com qualquer dissipador de calor que possa ver, normalmente eles ficam na placa mãe e na placa de vídeo.

O computador portátil precisa de mais cuidado. Depois de desligá-lo, remova a bateria e o cabo de energia. Em seguida, vire-o ao contrário e procure um painel de acesso que fica bem próximo a qualquer ventilação em uma borda externa do aparelho (alguns laptops têm vários painéis, outros apenas um bem grande).

Use uma chave de fenda pequena para desaparafusar e remover o painel. Você poderá ver algum cooler por baixo. Em seguida, elimine a poeira com a lata de ar comprimido (novamente, é preferível fazer isso ao ar livre). Limpe as lâminas, as áreas ao redor do cooler, os respiradouros e qualquer outra coisa que tenha poeira dentro do equipamento.

Após remover toda a poeira, coloque o painel de acesso e a bateria novamente no lugar e, em seguida, ligue o sistema. Ele deverá funcionar mais silenciosamente e fresco que anteriormente e, como bônus, os componentes terão uma vida útil mais longa.

Jogue fora o lixo

Todo ano você elimina objetos velhos acumulados em casa, certo? O computador também fica bagunçado com arquivos desnecessários que se acumulam com o tempo. Eles são arquivos temporários ou desnecessários produzidos pelo Windows ou outros programas e, quanto mais se acumulam, mais lento o computador fica.

Felizmente, uma limpeza anual do PC não requer esfregão, vassoura nem mesmo uma lata de lixo (bem, talvez uma virtual). Tudo o que é preciso é um utilitário projetado para encontrar e remover todo o lixo acumulado.

Uma opção popular: Piriform's CCleaner (originalmente conhecido como "Crap Cleaner", que dá a ideia de sua função). Esse programa gratuito, disponível tanto para Windows quanto para Mac, limpa o computador e o navegador de arquivos temporários, históricos de acesso e de outras atividades completamente desnecessárias. Nas máquinas Windows, ele também limpa o registro de acessos velhos e sem uso. Passe o CCleaner de vez em quando para manter o computador limpo!

Desfragmente o disco rígido

Existe outro tipo de "lixo" que pode acumular-se no computador. Fragmentos de arquivos pequenos que ficam espalhados no disco rígido com o tempo. Há alguns anos, era importante passar algum tipo de utilitário de desfragmentação (coloquialmente conhecido como um "desfragmentador") para colocar a casa do drive em ordem, por assim dizer.

Atualmente é um pouco diferente. Se o computador tiver o Windows XP instalado e um disco rígido relativamente pequeno (320 gigas ou menos), uma desfragmentação mensal ainda é uma boa ideia. É possível fazer isso com o desgragmentador embutido do Windows: Clique em "Meu Computador", clique em seguida com o botão direito do mouse no ícone do disco rígido e, em seguida, em "Propriedades". Passe para a barra de ferramentas, clique em "Desfragmentar agora" e, depois, em "Desfragmentar" para iniciar.

Os PCs mais novos com discos rígidos maiores na verdade não precisam desse tipo de atenção manual, principalmente considerando que o Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 têm desfragmentadores automáticos que passam em períodos predeterminados. Dito isto, muitos usuários põem a mão no fogo por utilitários como o Diskeeper, que promete fazer um trabalho mais rápido e eficaz que as próprias ferramentas do Windows.

Um aviso: Se o computador tem um disco de estado sólido (SSD), não desfragmente-o. Caso contrário, isso poderá reduzir a vida útil e a natureza da tecnologia SSD não recebe nenhum benefício com a desfragmentação.

Formate o disco rígido

Se você realmente quer limpar o computador, considere uma etapa radical: formate o disco rígido e reinstale o Windows. Este é o tipo de projeto que poderá levar muito tempo, talvez até uma semana, mas o resultado final será um PC "novo" — e pronto para mais alguns anos de trabalho (assumindo que o hardware ainda esteja bom).

As linhas gerais deste processo são as seguintes: Primeiro, faça uma lista de tudo o que é importante no computador (programas, documentos, fotografias, favoritos, agenda de endereços, etc.), em seguida use uma ferramenta de backup para passar todos os dados para um disco rígido externo (os programas podem ser reinstalados de discos ou de downloads, por isso não é necessário preservá-los).

Em seguida, use qualquer disco de restauração de sistema fornecido junto com o computador (se não tiver um, contate o fabricante para criar ou obter um kit). Isso apagará o disco rígido e carregará o Windows novamente (junto com qualquer software fornecido pelo fabricante). Quando estiver pronto, bastará reinstalar os programas e restaurar os dados.

Existem muitos tutoriais na internet que explicam detalhadamente o procedimento e é uma boa ideia revisar o processo inteiro antes de começar, para não encontrar nenhuma surpresa inconveniente. Novamente, este poderá ser um exercício um pouco assustador mas, quando o trabalho estiver terminado, você apreciará o funcionamento perfeito do computador limpinho.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível