Lírios e simbolismo

Escrito por thomas charles | Traduzido por yumi fujiwara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lírios e simbolismo
O lírio é uma das plantas simbólicas mais antigas do mundo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Os lírios representam simbolismos há milhares de anos. Os antigos gregos o dedicavam a Hera, esposa de Zeus. De acordo com a mitologia grega, o leite de Hera caiu na Terra enquanto ela amamentava Hércules, criando os primeiros lírios. Os romanos associaram o grande pistilo da flor à sexualidade. O lírio é mencionado muitas vezes na Bíblia, representando a pureza. Algumas espécies especialmente simbólicas incluem o copo-de-leite, lírio-branco ou japonês, lírio-do-campo e a flor-de-lis.

Outras pessoas estão lendo

Lírio-branco

O lírio-branco (Lilium longiflorum), como indica seu nome, é uma flor branca em formato de trompete, que simboliza esperança, vida, inocência e virtude. Segundo a tradição, a flor nasceu do suor de Jesus Cristo, no Jardim de Getsêmani. Ela celebra a ressurreição de Cristo e a promessa de vida eterna, e seu uso está intimamente ligado à Páscoa.

Lírios e simbolismo
Lírio-branco (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Copo-de-leite

O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) simboliza a compaixão, ressurreição, fé, pureza e até juventude, dependendo da ocasião e época do ano. Na Páscoa, as flores, em formato de cone, são os trompetes da ressurreição proclamando vitória. Pinturas da Virgem Maria geralmente têm copos-de-leite representando a sua fé e pureza. Quando usadas em funerais, denotam compaixão; na primavera, simbolizam a juventude. De acordo com o website Flower Expert, os copos-de-leite são também associados com o sexto aniversário de casamento.

Lírios e simbolismo
Copo-de-leite (Dynamic Graphics/Polka Dot/Getty Images)

Lírios-do-campo

Uma famosa referência bíblica aos lírios no Livro de Matheus é: "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam... E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles."
A anêmona (Anemone coronaria) parece morta durante a estação seca, mas floresce com brilhantes flores após as chuvas nutritivas. Ela representa a confiança em Deus, que proverá as necessidades das pessoas, de acordo com o website Holy Land Garden.

Lírios e simbolismo
Lírios-do-campo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Flor-de-lis

A flor-de-lis é uma representação estilizada de um lírio de três pétalas com sépalas caídas. Tem sido usada para simbolizar a realeza francesa desde de o século 12. Monarcas ingleses, mais tarde, a utilizaram em brasões como o símbolo da conquista inglesa sobre o trono francês. No simbolismo cristão, representa pureza e a Virgem Maria. As três pétalas também vieram a representar a Santíssima Trindade. Para o movimento de escoteiros, ela é parte de seu emblema mundial, e representa os três pontos da promessa escoteira. Além disso, a flor-de-lis é o símbolo oficial da província do Quebec, no Canadá.

Lírios e simbolismo
Flor-de-lis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Referência moderna

Do tempo de sua representação na antiga Grécia e moedas romanas, dos vasos maias às vestes do rei Luís XIV da França, os lírios têm simbolizado diferentes organizações, crenças e sentimentos. Em uma entrevista pouco antes de o New Orleans Saints, cujo símbolo é uma flor-de-lis, vencer o Super Bowl 2010, o zagueiro Drew Brees, disse que o lírio é o símbolo de Nova Orleans e suas origens culturais pelo domínio francês. Bree disse ao The New York Times: "É como quando você olha para a bandeira americana e canta o hino nacional. Quando olhamos para a flor-de-lis, nos enchemos de orgulho."

Lírios e simbolismo
Referência moderna (Chris Graythen/Getty Images Sport/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível