Como identificar tipos de figueira

Escrito por michelle brunet | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar tipos de figueira
As figueiras-estranguladoras são encontradas na Flórida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As figueiras são nativas da Ásia, Austrália ou Mediterrâneo, dependendo da espécie, mas vários tipos se tornaram naturalizados nos Estados Unidos. São cultivadas como plantas ornamentais ou domésticas, e algumas são de ocorrência silvestre natural. A figueira comum é o tipo cuja distribuição é mais ampla nos Estados Unidos, mas várias outras espécies podem ser encontradas. Ao identificar figueiras, saiba que cada espécie é perene, mas possui folhas largas em vez de agulhas coníferas. Todas também produzem frutos, mas algumas são mais notáveis que outras.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique as figueiras com base no local onde estão naturalizadas. Em geral, a figueira-estranguladora (Ficus aurea) e a figueira-chorona (Ficus benjamina) distribuem-se por toda a Flórida. A figueira-de-port-jackson, também chamada de figueira-ferruginosa (Ficus rubiginosa) distribui-se pela Califórnia. Já a figueira unha-de-gato (Ficus pumila) é encontrada no sul dos Estados Unidos, enquanto a figueira-comum (Ficus carica) distribui-se pela Califórnia e sul, leste e regiões dos Grandes Lagos nos Estados Unidos.

  2. 2

    Identifique as figueiras com base no formato e tamanho das folhas. Tanto a figueira-estranguladora da Flórida como a figueira-ferruginosa possuem folhas ovais, com margens lisas, mas as folhas do tipo da Flórida atingem até 20 cm de comprimento, enquanto as folhas das outras espécies têm cerca de 10 cm. As figueiras-choronas possuem folhas ovais que chegam até a 10 cm, mas suas margens são onduladas, ou seja, possuem serrilhados e curvas. As figueiras-rasteiras têm folhas em formato de coração com uma extensão aproximada de 2,5 cm. As folhas da figueira comum são particularmente características; têm até 10 cm de comprimento e três a cinco lobos com profundos recortes.

  3. 3

    Identifique as figueiras examinando seus frutos, quando maduros. A figueira-estranguladora da Flórida, a figueira-chorona e a figueira-ferruginosa produzem frutos pequenos, cujo diâmetro geralmente é de até 1,25 cm. Mas essas três espécies produzem frutos de diferentes cores, que são, respectivamente, amarelos, vermelhos e marrons. A figueira-trepadeira gera frutos em forma de pera, os quais são arroxeados e, quando maduros, chegam a ter 5 cm de comprimento. A figueira-comum produz os frutos mais vistosos, que são esféricos e de cor roxa a vermelha, quando maduros.

  4. 4

    Identifique certas figueiras por suas formas características de cultivo. Como o nome sugere, o dossel de uma figueira-chorona é composto por ramos pendentes. Antes de se tornar uma árvore madura e independente, a figueira-estranguladora da Flórida pode ser vista crescendo sobre outra árvore, com seus ramos acinzentados torcidos e estrangulando sua hospedeira. As figueiras-rasteiras assumem mais a aparência de trepadeiras e escalam paredes e outras estruturas verticais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível