Lírios são veneno para humanos?

Escrito por lyssa oberkreser | Traduzido por dimitrios meimaridis
Lírios são veneno para humanos?

Além da beleza das flores, lírios também apresentam riscos para saúde se ingeridos

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Lírios são lindos e são um sinal de que a primavera está chegando, mas você não vai querer esse tipo de flor na sua casa a menos que consiga mantê-la afastada de animais de estimação e crianças pequenas. A maior parte dos lírios é tóxica se ingerida, e a beleza de uma flor não vale a pena ao mal que pode trazer à sua família.

Outras pessoas estão lendo

Ingestão

Segundo um guia de espécies de plantas venenosas encontrado no site da North Dakota State University College of Agriculture, todas as partes de um lírio — folhas, caule e flores — são consideradas tóxicas e não devem ser ingeridas. Alguns sintomas causados pelo seu consumo são tontura, dores de barriga e desmaio. A maioria dos lírios apresenta uma baixa toxicidade. Isso significa que eles causariam algum tipo de desconforto, mas não seriam fatais a não ser em casos onde uma grande quantidade fosse ingerida.

Dermatite

Alguns tipos de lírios podem causar pequenas irritações na pele de humanos, mas essa reação alérgica não chega perto da que ocorre com a hera venenosa. Lavar a área irritada com sabão e água geralmente faz a coceira parar. Consulte um médico no caso de um grave inchaço ou forte irritação.

Animais de estimação e outras plantas

A maior parte das plantas venenosas a humanos também serão tóxicas para animais, porém os seus efeitos podem ser diferentes. Lírios são extremamente tóxicos para gatos, ocasionando uma falência do fígado se não for tratada imediatamente. Cães não apresentam nenhum tipo de reação.

Considerações

É melhor deixar todas as plantas e flores fora do alcance de crianças e animais, para evitar uma eventual ingestão, independente se a planta é considerada venenosa ou não.

Alerta

Se qualquer parte da planta foi ingerida por alguém e a vítima está enfrentando dificuldades para respirar, inchaço da boca ou garganta, sensação de queimadura, vômitos ou graves dores de barriga, telefone imediatamente para 192. Mantenha também o número do Centro de Controle de Intoxicações da cidade mais próxima a você.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media