on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Lista de alimentos que contêm álcool

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O álcool não é encontrado somente em bares ou lojas de bebidas, na forma líquida. Ele também pode ser encontrado em diversos alimentos, e é importante conhecê-los se estiver tentando evitar o consumo dessa substância, como, por exemplo, se estiver grávida. Caso esteja evitando-o, saber quais alimentos são cozidos no álcool ou o contêm, mesmo que em pequenas quantidades, poderá ajudá-lo.

O álcool é usado no preparo de muitos pratos (Flambe image by ENVY from Fotolia.com)

Carnes e massas

Muitos molhos para carne e massas são feitos com álcool, e isso inclui vernizes para carne, como os molhos à base de uísque ou vinho do porto que costumam acompanhar carnes suínas, bovinas ou massas. As carnes são marinadas com um molho à base de álcool, pois ele as deixa mais macias. Outras opções populares incluem picadinhos e risotos.

Loading...
Frango (LeeAnnWhite/iStock/Getty Images)

Extrato de baunilha

O extrato de baunilha contém álcool e é um aditivo comum em muitas sobremesas, como biscoitos, bolos e doces em geral. Ela também pode ser usada em pratos como chili ou marinados. A quantidade de álcool nesses alimentos é muito baixa, mas ela existe; logo, se estiver evitando, pratos que usem extrato de baunilha não devem ser consumidos.

Baunilha (Lenushka2012/iStock/Getty Images)

Doces recheados

É bastante comum que alguns doce sejam recheados com alguma substância que contenha álcool, como é o caso dos bombons recheados com licor, dos cremes de menta e do rum de coco.

Chocolates recheados com álcool (Zoonar RF/Zoonar/Getty Images)

Uso estético

Alguns alimentos usam álcool por motivos estéticos, para que o alimento pegue fogo por um tempo e dê uma crocância ao alimento. Isso inclui sobremesas populares, como banana flambada, e alguns pratos servidos em rechaud. Nesses casos, o álcool evapora aos poucos, mas, mesmo depois de a chama se apagar, o alimento ainda contém um pouco de álcool.

Rechaud (Eric Tadsen/iStock/Getty Images)

Infusão em cerveja

A cerveja é usada em muitos alimentos, como sopas, ensopados e até pães. Às vezes, as comidas preparadas com cerveja terão ela no nome, como "pão de cerveja" ou "ensopado Guinness", mas, se não tiver certeza, pergunte ao garçom. Ela também pode ser usada em grelhados, sendo jogada por cima do alimento na grelha, por isso, tome cuidado com esse tipo de alimento.

Ensopado de carne (Анна Курзаева/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...