Gastronomia

Lista de alimentos ricos em purina

Escrito por anna aronson | Traduzido por angela spada
Lista de alimentos ricos em purina

Limitar a ingestão de carne vermelha e de aves ricas em purina poderá ajudar a prevenir o acúmulo de ácido úrico

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

As purinas são substâncias naturais produzidas pelo organismo e também encontradas em muitas fontes alimentares, especialmente em alimentos com alto teor de proteínas. Normalmente, elas são dissolvidas no sangue e se transformam em ácido úrico, que é eliminado do corpo. No entanto, em alguns casos, o ácido úrico se acumula no sangue, causando uma doença chamada de gota. Esta é uma forma de artrite e provoca dor, vermelhidão e inchaço nas articulações, principalmente no hálux. Evitar alimentos ricos em purina é uma maneira de prevenir a gota.

Outras pessoas estão lendo

Carne

As carnes bovina, de carneiro, vitela, veado, frango, pato e peru possuem alto teor de purina. Outras fontes de carne ricas em purina são os miúdos, como o fígado, rim e cérebro, além de outros órgãos, como o pâncreas, timo, coração e pescoço. A limitação do consumo de carne vermelha e de aves ricas em purina poderá ajudar a prevenir o acúmulo de ácido úrico.

Frutos do mar

Muitos tipos de frutos do mar e peixes também são ricos em purinas, incluindo o bacalhau, caranguejo, lagosta, caranho, salmão, atum e truta. Entre as escolhas alimentares mais ricas em purina estão as sardinhas e as anchovas. As pessoas com gota devem evitar essas fontes proteicas para prevenir crises dolorosas.

Outras fontes alimentares

Embora a carne bovina, a carne de aves e os frutos do mar sejam ricos em purina, há outras opções alimentares que devem ser evitadas se estiver tentando não consumir purinas. Vegetais como a couve-flor, aspargo, ervilhas e espinafre, contêm muitas purinas, assim como os legumes como o feijão-de-lima, feijão-branco e lentilhas. A aveia também é rica em purinas.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas por pessoas que tentam limitar o consumo de purina. A cerveja, especialmente, é rica em purinas.

O que consumir

Como as purinas são muito predominantes nos alimentos, poderá ser difícil encontrar alternativas aceitáveis ao tentar eliminá-las da dieta. Algumas boas opções incluem produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurte. Pães e massas integrais também são uma boa escolha. Para quem sofre de gota, beber muito líquido, de preferência água, também é importante, pois poderá ajudar a eliminar mais rapidamente o ácido úrico do corpo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media