Lista dos fatores a considerar ao estabelecer o preço de um produto

Escrito por corr s. pondent | Traduzido por josé moreira
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Lista dos fatores a considerar ao estabelecer o preço de um produto
Uma empresa cujos produtos estejam em alta demanda pode fixar os seus preços mais elevados (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Definir um preço para um produto é um aspecto importante que contribui para o sucesso de uma empresa. Se a empresa definir os seus produtos a preços muito baixos, pode reduzir suas receitas. Por outro lado, precificar um produto muito caro, provavelmente irá reduzir a demanda. Os fatores a considerar no preço de ajuste de um produto são os custos de produção, a demanda para o produto, o lucro esperado e a concorrência no mercado.

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Custos de produção

Os custos de produção de um produto incluem os custos variáveis e os custos fixos. Os custos variáveis abrangem custos como mão de obra, que aumentam quando a empresa produz mais unidades. Os custos fixos são aqueles em que a empresa incorre produzindo ou não alguma coisa, como os serviços. O preço do produto deve, pelo menos, cobrir os custos da empresa.

Lucro

Além de cobrir os custos de produção, o preço também deve incluir o lucro. Isso significa que a empresa está obtendo um retorno pelo serviço de fabricação e venda do bem. As empresas com fins lucrativos visam obter um lucro e este é um aspecto importante da fixação do preço do produto. Cada negócio determina o lucro desejado e este vai determinar o preço do produto.

Demanda

A demanda de mercado é uma indicação de quanto os consumidores estão dispostos a pagar por um produto. Se houver uma alta demanda para um produto, os consumidores estarão dispostos a pagar mais por ele. Se a demanda for baixa, não pagarão muito. Assim, ao estabelecer o preço de um produto, a empresa leva em conta a demanda, para que possa cobrar o preço de venda.

Concorrência de mercado

Em um mercado, há uma série de produtores de um bem. A empresa tem que levar em conta essa concorrência na fixação do preço do produto. Em um mercado em que há um menor nível de concorrência, a empresa poderia definir um preço mais elevado. Por outro lado, quando há muita concorrência, a empresa que estabelece um preço mais elevado, pode achar que os consumidores preferem os produtos de seus concorrentes cujos preços são mais baixos.

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