Lista de maneiras de se eliminar dióxido de carbono

Escrito por simon green | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de maneiras de se eliminar dióxido de carbono
A redução de carbono emitido melhora a qualidade do ar (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Receios quanto à mudança climática e ao aquecimento global forçaram governos, empresas e o público em geral a procurar por maneiras de diminuir a emissão de carbono. De acordo com cientistas que estudam o assunto, as emissões resultantes do processamento de petróleo, carvão e gás natural são responsáveis pelo aumento da temperatura no planeta. Embora a mudança de hábitos de um único indivíduo não terá efeitos drásticos nesse processo, há vantagens associadas à redução de carbono.

Outras pessoas estão lendo

Transporte público

Usar transporte público, como ônibus e trens, em vez de carros ajuda imediatamente a reduzir a produção do dióxido de carbono. Isso se deve ao fato de que, quanto mais pessoas utilizarem ônibus, menos carros serão necessários nas ruas e, com isso, menos poluição será produzida. Isso também ajuda empresas que dependem das estradas, como as de caminhões, pois o tráfego reduzido corrobora para uma maior eficiência dos veículos comerciais.

Veículos híbridos

A compra de um automóvel híbrido, elétrico, movido a biocombustível ou a hidrogênio irá reduzir a produção do gás e os custos associados ao abastecimento. Esses modelos não são baratos, mas, em alguns anos, o dinheiro economizado com a gasolina deverá ser maior que o investimento inicial. Nos Estados Unidos há vários incentivos governamentais disponíveis para ajudar as pessoas a investir nesses novos modelos "verdes", como a cobertura de custos de instalação de tomadas nas casas para os modelos elétricos ou de conversão para o biocombustível. O maior problema associado a esses automóveis é o fato de que existem poucos postos de abastecimento que fornecem hidrogênio e biodiesel. Cidades como San Francisco têm investido pesado em pontos de recarga para carros movidos a eletricidade em áreas onde são comumente estacionados.

Reciclagem

A reciclagem de cartolina, plásticos, vidro e de latas de estanho diminui a necessidade de produzir mais desses materiais. Isso significa que serão diminuídas atividades de mineração, derrubada de árvores e tantas outras que aumentam a produção de carbono. Há vários esquemas de reciclagem nos Estados Unidos. Alguns deles funcionam da mesma maneira que a coleta de lixo, enquanto outros contam com pontos de reciclagem.

Energia alternativa

A instalação de um painel solar ou de uma turbina eólica no teto de uma casa é bastante custosa, mas, assim como nos veículos "verdes", haverá retorno a médio ou longo prazo. A energia obtida por essas fontes poderá ser usada para dar força a eletrodomésticos e para aquecer água. Isso significa que não haverá mais contas de gás e de luz para pagar. Os excessos de energia gerados poderão ser revendidos às companhias elétricas, o que gera lucros ao consumidor. É possível contar com benefícios governamentais para a instalação doméstica desses equipamentos em vários pontos dos Estados Unidos.

Alimentos

Alguns alimentos importados aos Estados Unidos percorrem grandes distâncias. O cordeiro neozelandês, a carne argentina e frutas tropicais têm de ser trazidos por avião para ser postos à venda nos mercados locais. Comprando produtos locais, o consumidor poderá afetar de maneira real as emissões de carbono associadas ao transporte de mercadorias por longas distâncias.

Árvores

As árvores absorvem o gás carbônico, mas milhares de hectares de floresta são destruídos todos os anos para se obter papel, cartolina e carvão. Vários produtos vêm com uma etiqueta na qual se alega que as embalagens se derivam de fontes sustentáveis. A compra desses produtos não irá reduzir a taxa de emissão de carbono, mas contribuirá para que as árvores continuem crescendo e que contribuam para o ecossistema absorvendo esse gás.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível