Como fazer listas suspensas em uma planilha do Excel

Escrito por r.l. cultrona | Traduzido por vinícius albuquerque
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O Microsoft Excel é um programa de planilhas que faz parte da suíte de programas de escritório Microsoft Office. Como esse programa é usado principalmente para análise de dados, ele também é ideal para construir listas de informação para uso posterior. Enquanto se constrói listas, frequentemente haverá um campo em cada entrada que sempre será preenchido por uma de várias opções limitadas. Se esse for o caso, o Excel tem uma função que lhe permite a inserir as opções previamente e colocá-las em uma lista suspensa.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Abra o Excel. Clique no botão do Office, no topo da janela, e vá até a opção "Abrir". Clique na janela que se abrirá e procure sua lista nas pastas do computador. Clique nela uma vez para selecioná-la e depois em "Abrir".

  2. 2

    Clique em uma folha branca da pasta de trabalho (use as abas na parte inferior para selecionar uma folha branca). Digite as opções que deseja ver na lista suspensa em uma coluna, sem espaços entre elas.

  3. 3

    Selecione a lista. Clique na caixa de nome (é um campo de texto ao lado da barra de fórmulas) e dê um nome a sua lista (por exemplo: você pode nomeá-la com a letra da coluna onde a lista está).

  4. 4

    Volte a sua lista e clique na primeira célula onde deseja que a lista suspensa esteja. Clique no menu "Dados", no topo da tela, e depois em "Validação". Clique na aba "Configurações" quando a janela "Validação de dados" abrir.

  5. 5

    Selecione "Lista" na caixa "Permitir". Digite "=" e o nome da sua lista na caixa "Fonte". Marque a caixa de seleção "Menu suspenso na célula". Marque a caixa de seleção "Ignorar em branco" caso a célula possa ser deixada em branco. Assim que terminar, clique em "OK".

  6. 6

    Clique com o botão direito na célula onde acabou de criar a lista e depois em "Copiar". Selecione a coluna inteira, clique com o botão direito em "Colar" para que cada célula daquela coluna se torne uma lista suspensa.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que a coluna é larga o suficiente para exibir todas as opções da lista. Você deve redimensionar manualmente as colunas para garantir que tudo se encaixe.
  • Pense em ocultar a lista ou colocar uma senha na célula para garantir que as pessoas não possam alterar os dados da lista.
  • As melhores listas deste tipo são as que tem de cinco a dez opções. Embora elas possam ter mais que 32 mil opções diferentes, isso fará com que haja dados em excesso e a lista se tornará inútil. Tenha bom senso.

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