Como se livrar naturalmente de caracóis e lesmas. Essas criaturas pegajosas são a praga de todo jardineiro. Faça com que elas deixem de comer seu jardim, sem precisar usar iscas mortais.
Instruções
-
Remova as lesmas e caracóis com a mão. Durante o dia, cheque seus agapanthus e lírios, os favoritos dos caracóis. À noite, use uma lanterna e siga seus rastros brilhosos para encontrá-los.
-
Esmague-os ou afogue-os em uma jarra de água e sabão.
-
Espalhe terra diatomácea natural ou agrícola pelos canteiros das flores, ou em volta de cada planta. Os pequenos grânulos afiados cortam os corpos macios das lesmas e fazem com que elas se desidratem. Reaplique sempre que chover.
-
Instale barreiras de cobre de 5 cm ou mais em volta das plantas e canteiros. Faça isso apenas depois que você tiver removido todas as lesmas e caracóis daquela área, porque essas pestes não vão passar pelo cobre e ficarão presas lá dentro comendo suas plantas.
-
Posicione vasos de cerâmica de cabeça para baixo para prender caracóis e lesmas que vão se acumular ali para descansar na sombra. Vire-os de volta e remova os caracóis diariamente, até que a infestação acabe.
-
Coloque armadilhas de levedura nos canteiros mais atacados. Afunde uma jarra rasa ou uma armadilha comprada em uma loja, até que o topo esteja nivelado com a terra. Encha as armadilhas com cerveja - com ou sem álcool - até 1,2 cm do topo e espere que os caracóis e lesmas caiam e se afoguem. Cheque as armadilhas dia sim, dia não.
-
Aqueles que não querem desperdiçar cerveja em caracóis, podem tentar essa fermentação caseira: Adicione água, meia colher de chá de fermento e uma colher de açúcar, em cada armadilha.
-
Diminua a umidade e lugares frescos em seu jardim, como pilhas de madeira e vasos de plantas vazios, já que lesmas e caracóis precisam deles para sobreviver em dias ensolarados.