Mais
×

Como se livrar de congestão da face sem antibióticos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A congestão na face pode ser causada por uma infecção, por condições nos seios da face ou por alergias. Quando os vasos sanguíneos no revestimento do nariz incham, o nariz fica entupido, e você pode ter dificuldade para respirar. A congestão na face também pode causar entupimento nos ouvidos, o que pode causar perda de audição e abafamento nos sons. Você também pode perder o paladar. Existem, porém, alguns passos que podem ser seguidos para aliviar essa congestão sem precisar usar antibióticos.

Instruções

  1. Consulte seu médico para determinar a causa de sua congestão. Ele lhe mostrará as opções de tratamento que podem ser usadas sem precisar de antibióticos.

  2. Tome um descongestionante. Os orais agem no sentido de diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos no nariz, o que aliviará o inchaço e tornará a tarefa de respirar mais fácil. Os descongestionantes são eficientes para aliviar a congestão da face, contudo, podem causar insônia, palpitação cardíaca e ansiedade.

  3. Use um spray nasal. Eles reduzem a inflamação nas passagens nasais, minimizando a congestão. Não use demais ou eles podem ter o efeito contrário e piorar o problema.

  4. Chupe pastilhas de menta, pois elas ajudam a dilatar os seios da face e aliviar a congestão. Além disso, o ato de chupá-las ajudará a igualar a pressão nos ouvidos, reduzindo a congestão e pressão na face.

  5. Inale vapor. Deixe um vaporizador no quarto à noite para umedecer o ar. O vapor reduz a congestão da face e desentope o nariz. Uma panela de água fervendo também funciona, mas não chegue muito perto do vapor para não se queimar.

Dicas

  • Tome canja para ajudar a aliviar os efeitos da congestão. Para deixá-la ainda mais eficiente, acrescente temperos picantes, como pimenta, para estimular a produção de muco. Desse modo, será mais fácil assoar o nariz para facilitar a respiração.

Aviso

  • A congestão na face pode indicar uma obstrução na cavidade dos seios da face. Se você também tiver muita dor nas bochechas ou na face, fale com seu médico.

O que você precisa

  • Exames médicos
  • Descongestionante oral
  • Spray nasal
  • Pastilhas de menta
  • Vaporizador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article