Loção caseira com vaselina

Escrito por carol sarao | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Loção caseira com vaselina
Você pode utilizar vaselina para fazer um hidratante caseiro (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Se você está cansado de gastar dinheiro com loções hidratantes caras, então é preciso saber que existe um ingrediente chave na maioria delas que provavelmente já está em seu compartimento de remédios. Com vaselina -- ou gelatina de petróleo -- e mais um pouco de ingenuidade, você pode preparar rapidamente um pouco de loção corporal caseira que irá amaciar e proteger sua pele tão efetivamente quanto qualquer versão comprada em lojas.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades da vaselina

A vaselina, produto final de várias ceras e parafinas, tem sido utilizada como cosmético nos Estados Unidos por mais de 130 anos e foi originalmente promovida como uma pomada "curativa" para uso tópico. O que faz dela uma boa escolha como ingrediente de uma loção caseira é que se trata de um emoliente oclusivo, o que significa que não apenas suaviza e amacia a pele, mas cria uma camada protetora que ajuda a reter umidade. Ao empregar a vaselina como base de seu hidratante, você está utilizando um tratamento muito efetivo para pele seca.

Ingredientes para loção caseira

Você pode aumentar o poder curativo e suavizante da vaselina misturando-a com dois outros produtos efetivos para a pele: creme de vitamina E e loção para bebês. A vitamina E promove a cura da pele e a glicerina -- utilizada na maioria das loções para bebês -- é outro ingrediente hidratante comprovado. Misture um pote de vaselina com dois de creme de vitamina E e mais dois de loção para bebês utilizando uma espátula, uma colher de pau ou um processador portátil. Para uma sensação mais leve, aumente a porção de loção para bebês. Para um resultado mais encorpado, misture meia xícara de vaselina com a mesma medida de gordura vegetal; a gordura tem uma longa tradição de uso como um hidratante corporal barato e eficaz. Para dar à sua invenção uma fragrância doce e sutil, acrescente meia colher de chá de óleo de amêndoas. Para uma essência luxuosa de chocolate, você pode colocar manteiga de cacau; para aromas florais, tente água de rosas. Limitado apenas por sua imaginação, é possível experimentar proporções e ingredientes até conseguir uma loção que tenha a sensação e o aroma certos para você.

Precauções

Não fume enquanto estiver preparando ou aplicando a loção; a vaselina é inflamável. Embora algumas pessoas a usem dentro das narinas para aliviar a secura, essa não é uma boa prática, especialmente se feita com frequência e por longos períodos. De acordo com a Mayo Clinic, o produto, se utilizado por vários meses, pode migrar para seus pulmões e causar pneumonia lipoide. Algumas pessoas acreditam que a vaselina pode provocar erupções na pele; se você for suscetível, não use sua loção caseira no rosto. Ao contrário do que falam na sabedoria popular, a vaselina nunca deve ser utilizada para tratar queimaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível