×
Loading ...

Como lubrificar uma máquina de escrever

Atualizado em 16 abril, 2018

Apesar de já ter sido o carro chefe dos escritórios, a máquina de escrever foi quase completamente substituída pelos computadores. Muitos modelos manuais se tornaram parte de coleções, mas como a indústria que mantinha e reparava essas máquinas foi extinta, os proprietários precisam aprender a fazer esse trabalho sozinhos. Passar óleo regularmente é essencial para manter a máquina funcionando suavemente e prevenir que as partes de metal enferrujem. Mas, a lubrificação incorreta ou excessiva pode impedir que a máquina funcione adequadamente. Quando usado corretamente, o óleo pode ajudar a manter a máquina em pleno funcionamento por muitos anos.

Instruções

Um pouco de óleo nos lugares corretos aumentará muito a vida de qualquer máquina de escrever (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Remova qualquer poeira visível da máquina de escrever usando a escova, um aspirador de pó adequado ou uma lata de ar comprimido para soprá-la. Isso evitará que a poeira grude no óleo e atrapalhe o trabalho.

    Loading...
  2. Pressione a barra de espaço até que a prensa tenha ido toda para a esquerda. Use a escova para limpar os trilhos dessa peça; depois use a alavanca de retorno para trazer a prensa de volta para direita e limpar os trilhos desse lado. Adicione uma pequena quantidade de óleo em cada extremidade da prensa. Conforme essa peça se mover para frente e para trás, o óleo aplicado se espalhará por todo o seu comprimento.

  3. Adicione uma gota de óleo entre as teclas "Shift" e "Shift Lock". Pressione e solte a tecla "Shift Lock" várias vezes para ajudar o óleo a penetrar no mecanismo. Se estiver visível, você também pode lubrificar a junta da alavanca de retorno, para que ela sempre se mova livremente.

  4. Remova a fita da máquina e coloque-a de lado. Lubrifique cuidadosamente as partes de movimento do sistema da fita, prestando atenção particular aos braços de reversão, que trocam a direção desta quando ela atinge o final do carretel. Recoloque a fita.

  5. Incline a frente da máquina de escrever para cima, até que ela descanse sobre suas costas e o lado inferior fique exposto. Retire quaisquer detritos com a escova e adicione uma pequena quantidade de óleo nas porcas e ligações do mecanismo. Volte a máquina para sua posição usual.

Loading...

Dicas

  • Para prevenir a lubrificação excessiva, mergulhe um palito ou a extremidade reta de um clipe de papel no óleo. Isso permitirá que você aplique pequenas gotas às partes da máquina de escrever com grande precisão.
  • A poeira é a inimiga número um de qualquer máquina de escrever e a causa da maioria dos problemas mecânicos menores. Quando não estiver em uso, sempre mantenha a máquina coberta ou dentro de sua caixa.
  • Use um óleo de máquina de alta qualidade. Se o óleo de máquina de escrever não estiver disponível, você pode usar os usados em armas ou máquinas de costura.

Aviso

  • Retire imediatamente qualquer excesso de óleo com um pano limpo e macio.
  • Tome muito cuidado para não colocar óleo nas teclas ou na fita, pois isso pode resultar em letras borradas.

O que você precisa

  • Escova macia
  • Lata de ar comprimido
  • Óleo para máquina de escrever
  • Palito ou clipe de papel

Referências

Loading ...
Loading ...