Como lutadores profissionais ganham peso?

Escrito por dom tsui | Traduzido por andre trapani possignolo
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Como lutadores profissionais ganham peso?
Tamanho é documento em esportes de luta (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Em muitos esportes, tamanho é documento. Um "zagueiro" e um "lateral" de um time de futebol americano têm tamanhos diferentes. Um jogador de tênis alto e forte normalmente joga melhor que um menor. O tamanho é especialmente importante em esportes de luta, tanto que são necessárias classes divididas por peso para evitar incompatibilidade entre os lutadores.

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Tamanho é documento

Uma pequena diferença de 2 a 4 kg pode ser significativa para esportes de combate. Lutadores mais pesados possuem socos e chutes mais fortes, permitindo-os dar golpes mais pesados e causar mais dano. Ter mais músculos faz um lutador mais forte e mais apto a jogar ou derrubar seu oponente. Classes de peso são usadas no boxe, kick boxe, luta greco-romana, MMA e, em quase todos os combates de artes marciais, para evitar incompatibilidades de tamanho.

Classes de peso

Muitos lutadores procuram manter uma vantagem de peso sobre os demais de sua divisão. Isto pode ser feito por uma prática chamada cortar peso, na qual o atleta irá fazer dieta e desidratar até estar em sua classe de peso e voltar a seu peso normal comendo e bebendo após a pesagem. Entretanto, isto pode ser prejudicial à saúde, se levado ao extremo. A maioria dos lutadores prefere cortar pouco peso. No dia a dia, um lutador deverá pesar um pouco acima do limite de sua classe. Lutar com o limite inferior ou no meio do peso da classe pode ser desvantajoso contra oponentes que estejam com o peso máximo.

Ganhando peso

Para ganhar peso, é importante que o lutador ganhe o máximo de massa muscular magra possível. Simplesmente comer mais para ganhar peso implicaria em um aumento da gordura corporal, o que traria efeitos negativos de enfraquecimento. A melhor forma de ganhar peso é fazer musculação e aumentar a ingestão de calorias de uma maneira saudável e controlada. Para ganhar peso, é preciso ingerir mais calorias do que se queima com os exercícios, então, você deve aumentar consideravelmente o consumo, já que estará exercitando-se mais. Entretanto, se você comer demais, o excesso de calorias será armazenado em forma de gordura, por isso, uma boa dieta é essencial. Suplementos como creatina ou "shakes" de proteína podem ajudar

Musculação para aumento de peso

Fazer musculação para ganhar peso não é tão fácil quanto parece. Muitos fisiculturistas lutam para aumentar o peso, pois existem limites na habilidade de crescimento do corpo. Geralmente, a maioria dos lutadores usa movimentos compostos, como agachamentos ou supinos para aumentar o peso. Estes exercícios dão mais força, em oposição àqueles focados em um único grupo de músculos, que têm melhores resultados estéticos, embora menos eficientes. O objetivo é estimular a hipertrofia funcional, ou seja, fortalecer músculos úteis. De acordo com o treinador de força e condição física, Charles Poliquin, o melhor jeito para se fazer isto é levantar pesos por volta de dois terços de sua capacidade máxima, fazendo de 6 a 12 repetições.

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