×
Loading ...

Como preparar um substituto de leite materno para aleitar um cabrito

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os cabritos órfãos podem ser aleitados com um substituto de leite materno especialmente formulado para bezerros, cordeiros ou cabritos. Se o substituto de leite de cabra não estiver disponível, o leite para cordeiros é melhor para os cabritos do que o produto formulado para bezerros. É importante alimentar o filhote recém-nascido com um substituto de colostro nas primeiras 12 horas após o nascimento caso ele não tenha sido amamentado pela mãe. O colostro é o primeiro leite que a mãe produz após o parto e contém anticorpos de que o filhote precisa para evitar infecções.

Instruções

O substituto de leite materno para cordeiros é melhor para um cabrito do que aquele feito para vacas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Alimente o cabrito com 250 g de colostro ou substituto de colostro 12 horas após o nascimento. Continue a alimentá-lo com a mesma quantidade de colostro quatro vezes por dia durante os primeiros dois dias.

    Loading...
  2. Prepare o substituto de leite materno para cabras ou cordeiros. Misture 150 g do leite em pó para cabras ou 200 g de leite para cordeiros a 500 ml de água quente. Mexa a mistura durante três minutos.

  3. Acrescente 400 ml de água fria e mexa durante um minuto.

  4. Use um termômetro para testar a mistura. O substituto de leite deve estar a cerca de 37,8º C quando for oferecido ao cabrito.

  5. Alimente o cabrito com 300 ml de substituto de leite três vezes por dia durante o terceiro e o quarto dia; 500 ml três vezes por dia do quinto ao décimo quarto dia; 800 ml duas vezes por dia da terceira à sexta semana; 800 ml uma vez por dia até a sétima semana; e 500 ml uma vez ao dia durante a oitava semana.

  6. Alimente o cabrito com ração a partir de uma semana de idade. Deixe que o filhote coma o quanto quiser da ração para cabras ou cordeiros. O cabrito comerá mais ração quando for desmamado após oito semanas.

  7. Forneça constantemente água fresca e limpa.

Loading...

O que você precisa

  • Substituto de colostro para cabras ou cordeiros
  • Substituto de leite materno para cabras ou cordeiros
  • Jarra medidora
  • Balança
  • Termômetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...