Como a luz direta do sol pode danificar a tela da sua TV LCD

Escrito por clare edwards | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a luz direta do sol pode danificar a tela da sua TV LCD
A luz direta do sol pode danificar uma tela de TV LCD (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Evite colocar a sua TV de monitor LCD em um local em que ela tenha contato direto com raios de luz solar direta, ou usá-la ao ar livre. Elas devem ser protegidas desse tipo de iluminação, pois o calor do sol pode danificar fisicamente suas telas. Os raios ultravioleta também causam o deterioramento dos produtos químicos no LCD, diminuindo a vida útil da tela.

Outras pessoas estão lendo

LCDs

Os LCDs são feitos de materiais especiais que mudam suas formas em um nível molecular, quando uma corrente elétrica é aplicada a eles. Uma tela de TV ou monitor LCD tem um painel frontal composto de milhares de pequenos pontos de cristal líquido. A tela inteira é iluminada por um painel fluorescente. No caso de uma colorida, cada pixel é formado por três pontos de cristal líquido, com cada ponto liderado por um filtro da cor vermelha, azul e um verde para cada pixel. Os pontos de cristal líquido podem ser transparentes ou opacos, dependendo de quais cores são necessárias para tornar a cor de um pixel específico.

Danos causados pelo calor

A luz direta do sol sobre uma tela de LCD pode esquentá-la excessivamente. A tela também pode ser danificada se instalada perto de um radiador ou de outra fonte de calor forte, e também pode ser afetada pela luz solar direta. Sua caixa de plástico pode ser deformada pelo calor. Além disso, o cristal líquido pode quebrar, estragando a tela. Outros componentes também podem funcionar mal, pois não são projetados para suportar altas temperaturas.

Luz ultravioleta

A luz solar contém fortes raios UV - os mesmos que causam queimaduras solares. Esses raios podem danificar as moléculas orgânicas de cadeia longa que formam cristais líquidos, fazendo com que elas se quebrem. Os pequenos pontos que compõem a tela não responderão à corrente elétrica, tornando-se completamente transparentes ou opacos, o que significa que a luz atravessará quando não deve e a que deve passar não conseguirá. O dano é cumulativo; ao longo do tempo, uma TV LCD exposta a fortes raios UV perderá definição, contraste e brilho.

Proteção UV

Janelas de vidro comuns cortam muitas frequências de luz UV dos raios de sol, reduzindo a exposição aos itens dentro de casa. TVs de LCD são projetadas para resistir à exposição normal ao sol, mas se a tela é deixada sob a luz solar intensa de uma janela ou porta aberta por períodos prolongados, o seu desempenho pode ser afetado, mesmo que ela não superaqueça.

Posicionando sua tela

Instale sua TV LCD em uma posição onde a luz solar direta não a alcance continuamente. Evite locais como a frente de janelas ou portas de vidro e mantenha sua TV longe de radiadores, aquecedores ou lareiras. Além da possibilidade de danos, a forte luz solar que reflete fora da tela pode obscurecer a imagem, tornando-a mais difícil de ser visualizada corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível