Mais
×

Manchas pretas na folha de uma orquídea

Atualizado em 19 julho, 2017

Manchas pretas nas folhas de sua orquídea podem significar uma série de problemas diferentes, dependendo do tipo de orquídea que você tem. Alguns desses problemas são graves, outros podem apenas ser um sinal de que a planta está acometida por uma pequena doença.

Orquídea Miltonia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Manchas pretas como um problema brando

Alguns tipos de orquídeas, especialmente aquelas que vivem em altitudes mais elevadas (por exemplo, a miltonia e a zygopetalums), desenvolvem sardas pretas inofensivas em suas folhas quando o ambiente está muito quente ou seco. As sardas desaparecem quando o ambiente propício ao seu crescimento melhora.

Orquídea Zygopetalum (zygopetalum orchid. image by mdb from Fotolia.com)

Manchas pretas como um problema moderado

Se as manchas pretas estiverem duras, significa que elas tem pulgões. Pulgões são criaturas traiçoeiras que irão infectar a maior quantidade de plantas possível, drenando suas vidas. Isole a planta infectada, vá até uma loja especializada em jardinagem e comece o tratamento mais forte que lhe oferecerem para acabar com os pulgões. Faça o tratamento de acordo com as instruções, durante várias semanas, para conseguir deter os pulgões adultos e larvas que estão incubados na terra de seu vaso.

Orquídea Phalaenopsis (orchid image by Annett Goebel from Fotolia.com)

Manchas pretas como um problema sério

Se as manchas pretas nas folhas de sua orquídea estiverem macias e moles, significa que há uma infecção viral, fúngica ou bacteriana. Coloque-a em quarentena imediatamente. Essa infecção exigirá a aplicação de um spray ou de um tratamento adequado, dependendo do tipo de problema, bem como a remoção do tecido infectado.

Orquídea Paphiopedium (orchid image by Earl Robbins from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article