Folhas enroladas e manchas amarelas na macieira

Escrito por tom king | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Folhas enroladas e manchas amarelas na macieira
As macieiras devem ser protegidas contra o enrolamento das folhas e as manchas amarelas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Todas as árvores frutíferas são atacadas por fungos e doenças que podem tornar as folhas enroladas e murchas ou acabar produzindo manchas. Tanto a folha enrolada como as manchas amarelas na macieira indicam a presença de doenças ou infestações que podem afetar de maneira adversa a safra de maçãs. Cuidados adequados, um regime de pulverização, poda e a completa manutenção do pomar podem ajudar a reduzir ou impedir que doenças e pragas danifiquem suas macieiras.

Outras pessoas estão lendo

Pulgões e lagartas enroladeiras

Se você encontrar folhas novas torcidas, enroladas e com uma cobertura viscosa, olhe em suas laterais internas. Encontrará diminutos pulgões cobertos de penugens de várias cores, fixados às folhas. Poderá também encontrar, ao redor deles, um mofo negro e fuliginoso. O mofo se alimenta da substância adocicada secretada pelos pulgões. Estes afídeos geralmente desaparecem no meio do verão, assim você pode esperar uma infestação leve. O néctar de plantas que produzem flores ou um spray comercial de fungos e uma mistura de açúcar aplicados à árvore atraem os predadores de pulgões, como vespas, joaninhas e moscas-das-flores, que o ajudarão a eliminar o problema. As lagartas enroladoras também podem tornar as folhas enroladas. Você encontrará nelas os insetos ocultos. Se o problema for grave, aplique um spray com inseticida recomendado por sua filial de serviço agrícola. Se o problema não for grave, provavelmente não será necessário aplicar o spray. Suas macieiras podem tolerar um problema leve com insetos e ainda assim produzirem uma boa safra, sem a aplicação dos venenos.

Ferruagem do cedro na macieira

Se as folhas de sua macieira desenvolverem manchas amarelas pálidas, que aumentam e se tornam alaranjadas, provavelmente se trata de ferrugem do cedro. A doença é contraída dos galhos de cedros-vermelhos orientais, um tipo de junípero. Os galhos se expandem na primavera e soltam ao vento os esporos da doença que dessa forma chegam às suas macieiras. As manchas das folhas não desaparecem, mas não se espalham para as demais. A melhor maneira de controlar a ferrugem do cedro-vermelho é evitar o seu plantio dentro de um espaço de aproximadamente 800 metros do seu pomar de maçãs. O controle do fungo da ferrugem pode demorar, chegando até à estação seguinte. Verifique os juníperos das proximidades para detectar os galhos de cor alaranjada e viscosos, destrua-os antes da germinação.

Oídio da macieira

O oídio da macieira, um fungo, pode distorcer ou enrolar as folhas da macieira. A doença assemelha-se a um resíduo esbranquiçado pulverulento. Aplique um spray, conforme o descrito para a ferrugem do cedro-vermelho, para impedir a disseminação do oídio.

Árvores velhas

O cancro europeu das pomáceas, ou Nectria, ao redor da base das árvores velhas, provoca enrolamento das folhas, emurchecimento e ausência de frutos. Árvores com 20 anos estão chegando ao fim de suas vidas. Tornam-se vulneráveis a doenças, como o cancro, que podem circundar o seu tronco. O apodrecimento da raiz em árvores velhas é outro possível culpado, assim como os insetos predadores de árvores nos estágios finais de vida. Apare os galhos mortos, corte as árvores improdutivas e limpe os restos do chão para prevenir a disseminação de doenças das macieiras relacionadas à idade.

Insetos

A mariposa-da-maçã, a larva da mosca-varejeira ou outras pragas de insetos também podem causar manchas amarelas, folhas enroladas e mastigadas. Duas coisas vão ajudá-lo a impedir as devastações por insetos em seu pomar. Aplique às árvores um spray com inseticida contendo carbaril, logo aos primeiros sinais de danos causados. Aplique o spray por 10 vezes nas árvores, entre o primeiro aparecimento do fruto em desenvolvimento e a época da colheita. Junte com o ancinho as folhas infectadas e galhos, assim como frutos danificados e caídos. Queime os restos ou ponha-os em um saco, e não os deixe empilhados onde os insetos podem se alimentar, se reproduzir e se espalhar para as árvores. Um pomar limpo é tão importante para uma boa safra quanto um programa de aplicação de um spray adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível