Maneiras criativas de se fazer um modelo de célula animal

Escrito por erik devaney | Traduzido por ricardo soares
Maneiras criativas de se fazer um modelo de célula animal

As células animais não possuem paredes celulares, permitindo um conjunto diversificado de organismos (incluindo aqueles que são extremamente flexíveis)

jellyfish image by cherie from Fotolia.com

As células animais são eucarióticas, o que significa que elas têm um núcleo bem definido que contém o seu material genético. O núcleo, juntamente com outras organelas — como as mitocôndrias e os ribossomos — são suspensos em uma membrana plasmática. Ao contrário das células de plantas e fungos, as células animais não têm uma parede celular, permitindo que o reino animal possua uma maior diversidade entre os tipos de células (e também organismos mais complexos). Para aprender mais sobre as diferentes partes de uma célula animal (ao exibir a sua criatividade), tente construir um modelo.

Outras pessoas estão lendo

Célula 3D feita de sacola

Para este projeto, você vai precisar de duas sacolas plásticas​​, xarope de milho transparente ou de cor clara, doces variados, lanches e outros itens pequenos. De acordo com a Gene School, comece preenchendo uma das suas sacolas com xarope de milho, que será o citoplasma de sua célula, mantendo as organelas e o núcleo em seu lugar. Em seguida, coloque a sacola de xarope dentro da outra sacola, que representará a membrana celular flexível e ajudará a evitar rasgos. Empurre os seus itens dentro das sacolas para que estejam submersos (ou imersos) no citoplasma de xarope. Certifique-se de usar itens que tenham uma forma aproximada das organelas que representam como, por exemplo, um pequeno balão de água para o núcleo, bala de goma verde de tipo minhoca para o retículo endoplasmático e pequenos doces azuis semelhantes ao mirtilo para os lisossomos.

Mapa topográfico celular

O objetivo deste projeto é fazer um modelo de célula animal, também servindo como um mapa celular funcional. De acordo com o Biology Corner, você pode usar uma peça de espuma de poliestireno redonda e plana como base, construindo todas as organelas sobre ela com massa de modelar ou utensílios domésticos como doces, cereais, palitos, frutas e ervilhas. Você pode deixar a base de espuma exposta para representar o citoplasma ou pode preenchê-la com o mesmo material (assegurando-se de que a cor permaneça consistente). Quando terminar de construir o modelo, construa uma legenda usando as cores correspondentes para identificar a cada organela. Por exemplo, se o seu complexo de Golgi for vermelho, coloque um quadrado de mesma cor ao lado de seu nome na legenda.

Seção transversal celular

Este projeto requer o extensivo uso de massa de modelar e é talvez o mais adequado para se trabalhar em grupo. O objetivo é criar a seção transversal de uma célula animal, como se se estivesse olhando para uma fatia fina de uma através de um microscópio. De acordo com a Galaxy Goo, cada pessoa do grupo deve ser responsável para criar diferentes organelas, certificando-se de variar as cores usadas em cada uma, de modo a poder distingui-las umas das outras. Assim que todos terminarem o trabalho, o grupo deve cuidadosamente enrolar a todas as organelas na massa de mesma cor que representará o citoplasma. Em seguida, espremendo todas as suas organelas enroladas juntas em uma enorme bola de massa, você poderá formar o modelo completo de uma célula animal. Deixe que toda a argila se seque e corte o modelo pelo meio. Cada lado deverá mostrar a aparência de uma seção transversal do interior de uma célula animal.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media