Quais cores complementam o amarelo dourado?

Escrito por lisa parris | Traduzido por daniel tamayo
Quais cores complementam o amarelo dourado?
Na natureza, o amarelo dourado é encontrado próximo de folhagens e flores verde-escuro e bege (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O amarelo dourado é um tom quente e forte de amarelo que foi muito popular para esquemas de decoração durante os anos 60 e 70. Apesar de não ser tão vívido quanto outros tons ou tão calmos quanto as tonalidades pastéis, a cor ainda expressa um sentimento de abundância, conforto, simplicidade e aconchego. Como é uma variante de uma das cores primárias, o amarelo dourado pode ser facilmente combinado com uma variedade de outras cores para criar uma paleta harmoniosa e chamativa.

Esquemas monocromáticos

O esquema monocromático usa vários tons da mesma cor básica. Por exemplo, o tom geral do amarelo dourado pode ser iluminado cercando-o com tons pasteis de amarelo ou tons quentes e terrosos de bege e marfim. Misturar branco em qualquer cor dá ao tom final uma sensação menos dominante que a cor pura. Como alternativa, você pode intensificar a sensação acrescentando tons escuros de dourado ou tons mais fortes de marrom.

Esquemas análogos

As cores análogas são as que ficam adjacentes no círculo de cores. Por exemplo, uma paleta análoga baseada no amarelo dourado pode incluir tons de laranja ou verde. As cores análogas funcionam melhor quando têm o mesmo tom básico. O amarelo dourado tem uma base meio amarronzada; portanto, as melhores cores análogas seriam as criadas misturando a cor base com um tom chocolate ou bronze. Usar o marrom ao invés do preto ou branco resultará em tons tênues, quentes, como o verde abacate ou o laranja queimado.

Esquemas complementares

As cores complementares ficam diretamente opostas no círculo cromático. Combinar o amarelo dourado com tons complementares de roxo forma uma base forte e rica; porém, em geral as cores complementares funcionam melhor caso uma delas seja mais escura ou mais clara. Para um impacto visual maior, use uma grande quantidade de uma cor mais tênue e escura e menos da cor clara. Por exemplo, você pode combinar o amarelo dourado com lavanda, usando o tom de violeta para acentuar algumas características ou destacar bordas e enfeites.

Esquemas primários

Ao serem misturados em várias quantidades ou com branco e preto, os tons puros e vibrantes de amarelo, azul e vermelho formam todas as outras cores. Apesar de não se usar as três cores primárias no mesmo esquema, colocar duas das três pode formar uma paleta agradável. Por exemplo, o amarelo dourado fica muito bem ao ser destacado com azul petróleo ou vermelho, mas não com ambos. Qualquer das combinações de duas cores pode ser ainda mais destacada com toques de branco, preto ou cinza.