Maneiras de fortalecer o esmalte dos dentes

Escrito por kimberly caines Google | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de fortalecer o esmalte dos dentes
Escovar os dentes ajuda a fortalecer o esmalte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ter o esmalte dos dentes forte é o que faz a diferença entre ter dentes saudáveis ou sofrer com a sua deterioração e cáries. O esmalte é uma concha dura e transparente que cobre seus dentes e os protege de temperaturas frias e quentes e das atividades diárias, como mastigar, morder e triturar. Quando exposto a substâncias danosas, seu esmalte pode se corroer, dividir ou quebrar, deixando seus dentes vulneráveis. Para evitar que isto aconteça, fortalecer o esmalte dos dentes é essencial.

Outras pessoas estão lendo

Escovar os dentes

Escovar os dentes com um creme dental que contenha flúor ajuda a manter e estimular a força do esmalte dos seus dentes. Os alimentos e bebidas que você consome atacam a superfície dos dentes, levando à perda de minerais da camada de esmalte. A perda mineral pode ser restaurada com o uso de flúor no formato de pastas de dente ou enxaguantes bucais disponíveis em farmácias. Procure cremes dentais comerciais que se concentrem no reforço do esmalte dos dentes. Para uma maior concentração de flúor, seu dentista pode aplicar um gel de flúor aos seus dentes. Suplementos de flúor em forma de líquido ou tabletes também existem para fortalecer o esmalte, mas precisam ser obtidos com receita médica.

Dieta

Ao longo da sua vida, os alimentos que você come afetam a saúde dos seus dentes. Comendo os alimentos certos, você pode fortalecer o esmalte. Procure produtos que sejam ricos em cálcio, vitamina D e fósforo, porque estes fortalecem o esmalte dos dentes. Laticínios como leite, iogurte e queijo são boas opções. Se você for intolerante à lactose, o leite de soja é uma boa alternativa rica em cálcio. Vegetais verde-escuros, como repolho chinês, couve e espinafre, também contêm vitaminas e minerais que fortalecem o esmalte. A proteína de peixes, carnes e ovos é outra boa fonte de fósforo.

Mascar chiclete

Mascar chicletes sem açúcar adoçados com xilitol ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, porque estimula o fluxo de saliva na sua boca. A saliva desempenha um papel importante na saúde dos seus dentes. Ela enxágua partículas de alimento e limpa sua boca, além de levar minerais até seus dentes. Se você comer alimentos ácidos que podem danificar seu esmalte, considere mascar um pedaço de chiclete sem açúcar logo depois. O chiclete vai combater o ataque do ácido sobre os seus dentes. Beber água e bochechá-la também ajuda a enxaguar os dentes e estimular o fluxo de saliva, reduzindo os danos ao esmalte.

Evitando danos

Evitar danos ao esmalte dos seus dentes ajuda a estimular e manter sua força. Ácidos de alimentos e bebidas como frutas cítricas, sucos de fruta, vinagre, molhos de salada e picles têm efeitos prejudiciais sobre o açúcar dos dentes. Para evitar estes danos, você pode limitar o consumo destes alimentos. Beber líquidos ricos em ácido através de um canudo protege seu esmalte, porque ele transporta o líquido até o fundo da sua boca. Evite morder objetos duros ou abrir garrafas com os dentes, porque isto pode prejudicar o esmalte. Se você ranger os dentes durante o sono, considere usar uma placa dental para evitar danos ao esmalte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível