Mais
×

Como se manter calmo e focado durante uma apresentação

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você deixar o nervosismo tomar conta de você durante uma apresentação, perderá seu foco e linha de pensamento. Palmas das mãos suadas, uma dor desagradável de estômago, tremores, boca seca e inquietação, tudo isso afeta o seu desempenho. Você não pode controlar o comportamento do seu público, mas pode controlar o seu comportamento e a tarefa da preparação em mãos. Várias técnicas aumentam a sua confiança e eliminam o nervosismo.

Instruções

Interagir com seu público ajuda a mantar a calma e focado (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Respire de forma relaxante dias antes, e no dia de sua apresentação. Respirações relaxantes têm um efeito natural tranquilizante sobre você, para que assim você faça seu melhor. Sente-se ou fique em uma posição confortável. Expire todo o ar de seus pulmões pela boca. Expire alto para ouvir o ar que sai de seu corpo. Inspire pelo nariz por quatro tempos. Segure a respiração por sete tempos. Expire vigorosamente pela boca contando até oito. Repita este exercício quatro vezes.

  2. Prepare a sua apresentação. Estar bem preparado aumenta a sua confiança e faz com que você apresente de forma mais natural, segundo o site Mind Tools. Decida o que você vai usar durante a sua apresentação, quais os materiais que você vai usar e aprenda a ordem dos diferentes temas que você vai abordar. Grave a si mesmo e veja onde você pode melhorar.

  3. Evite buscar a perfeição, porque isso só aumenta a pressão e aumenta seu nervosismo. Permita-se cometer erros, mas dê a seu público algumas informações valiosas para utilizá-los durante a apresentação. Ria de si mesmo, seja humilde, faça contato visual e interaja com seu público para que você se torne um deles, e eles possam se relacionar com você melhor.

  4. Beba água durante a sua apresentação, pois seu nervosismo pode fazer com que sua boca fique seca, o que dificulta a fala.

  5. Use técnicas de visualização antes de apresentar. Imagine que o seu público estar interessado na sua apresentação. Imagine-os sorrindo, prestando atenção e interagindo com você. Apresente com este pensamento em mente para ajudar a si mesmo manter o foco e a calma.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article