Mais
×

Como manter a terra úmida na jardinagem em recipientes

Atualizado em 17 abril, 2017

Cultivar plantas em recipientes é uma opção ideal, se você viver em uma área com espaço limitado ou onde a qualidade do solo é pobre e exposta a luz solar reduzida. A jardinagem em recipientes fornece a oportunidade de plantar uma diversidade de flores, ervas e legumes no conforto de sua casa. Porém, a terra das plantas envasadas tende a secar rápido, devido a vários fatores, incluindo a qualidade da terra, o material em que a planta é colocada e os hábitos de rega do jardineiro. Saiba as técnicas corretas para jardinar em recipientes, para que você possa manter facilmente os níveis de umidade desejados nos recipientes.

Instruções

Retenha os níveis de umidade do solo nos vasos, aplicando boas técnicas de jardinagem (John Keatley/Lifesize/Getty Images)
  1. Use recipientes não porosos, como plástico, metal ou vidro (com furos de drenagem no fundo) para abrigar suas plantas envasadas. Esses vasos retêm a umidade, ao contrário dos vasos porosos. Eles são ideais para plantas que gostem de umidade, como fetos e brincos-de-princesa. As plantas abrigadas em recipientes não porosos requerem menos água comparado com as plantas em vasos de barro ou madeira.

  2. Retenha a umidade do solo nas plantas envasadas por um longo período de tempo, espalhando turfa ou uma mistura leve de serragem sobre o solo. A turfa também protegerá as raízes de superfície frágeis da planta.

  3. Utilize misturas de envasar sem terra que contenham turfa ou vermiculita. Essas misturas têm uma capacidade de retenção alta da umidade e fornecem boa drenagem. Evite usar terra de jardim a 100% ou misturas de solo com argila, pois elas são densas e secam rapidamente.

  4. Para impedir a perda de umidade, espalhe serragem sobre a camada superior do solo no recipiente. Utilize serragem orgânica, como folhas cortadas, palha, agulhas de pinheiro, casca e pó de madeira para maximizar uma melhor absorção da água, reduzir a evaporação e limitar o crescimento de ervas daninhas.

  5. Durante o tempo quente e ventoso, irrigue frequentemente as plantas de recipientes com misturas de envasar, pois elas secam rapidamente e a planta deve ser regada duas vezes por dia com um regador ou uma mangueira de jardim com acessório pulverizador.

  6. Calcule os requisitos de umidade da terra no vaso, colocando um pequeno pau de madeira em seu interior. Em seguida, retire-o levemente. Se o solo vier grudado no pau, a terra está bem umedecida. Caso isso não ocorra, ele deve ser regado imediatamente.

Dicas

  • Adicione fertilizante solúvel em misturas sem terra a cada quatro semanas.

Aviso

  • Ao abrigar plantas em recipientes não porosos, não permita que o sistema de raízes fique constantemente ensopado, pois isso pode causar seu apodrecimento. Mantenha uma irrigação e drenagem adequadas para que isso não ocorra. Regue a planta até a água sair pelos furos de drenagem. Evite regar demais, de maneira que a água fique estagnada no topo e mantenha a terra constantemente úmida.

O que você precisa

  • Recipientes não porosos
  • Misturas de envasar sem terra
  • Serragem orgânica
  • Regador
  • Pau para misturar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article