Máquinas para cortar pedras

Escrito por asba lee | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Máquinas para cortar pedras
O granito e outras pedras são cortados com o uso de maquinário especifico (granite image by Andrzej Solnica from Fotolia.com)

As pedras naturais levam milhões de anos para serem formadas e exigem uma força considerável para serem cortadas. O maquinário para esta função avançou significativamente desde os tempos em que os artesãos egípcios criaram as pirâmides usando apenas ferramentas de mão. Saiba mais, então, sobre as máquinas usadas para cortar pedras, e que aceleram projetos de escultura, talhamento e de formatação de pedras usadas em bancadas de cozinha e banheiro.

Outras pessoas estão lendo

Serras para cortar mármore

Serras elétricas são usadas para cortar pedras, com a ajuda de martelos e bastões de metal. Várias fendas são feitas na pedra com uma serra para a inserção de bastões de metal que são, então, martelados até a pedra partir em duas partes ao longo da direção do corte. Dois tipos de serras podem fazer este trabalho: a serra circular, também utilizada em madeireiras, pode fazer isso com uma lâmina de 7 polegadas para alvenaria, ou a serra mármore, com lâminas de 14 polegadas. A primeira opção, aliás, é mais barata, mas tem um limite em termos de profundidade de cortes, enquanto a última é mais cara, mais fácil de usar e mais adequada para a função. Tanto as serras quanto as lâminas são facilmente encontradas em lojas de ferramentas. Lembrando que para o corte de pedras mais duras, como o mármore, você precisa usar uma lâmina diamantada e bem fina.

Martelete perfurador de granito

Marteletes elétricos perfuradores cortam pedras não em fatias ou fendas como acontece com as serras, mas fazendo furos na peça. Faz-se uma série de perfurações em um determinado padrão e, depois, com a ajuda de um martelo e de uma talhadeira, é possível retirar o centro da pedra. Isto permite cortes circulares, ovais, quadrados ou oblongos para efeitos artísticos, ou para o encaixe de pias, torneiras e certos tipos de fogões. A broca utilizada precisa ser adequada para alvenaria e feita de aço carbono, em especial quando se está perfurando pedras duras como o granito.

Mini-esmeril para corte e alabastro

Para cortar pedras naturais macias como o alabastro, temos ferramentas como o mini-esmeril. Há modelos que usam lâminas de 4,5 polegadas que fazem vários cortes finos em paralelo. Depois, a pedra entre os cortes é retirada com a ajuda de um martelo. Estas ferramentas elétricas de pequeno porte podem ser encontradas em lojas de ferramentas.

Talhadeiras pneumáticas para o corte de calcário

As talhadeiras pneumáticas utilizadas para cortar pedras naturais como o calcário têm a forma de um barril e são bastante diferentes das encontradas em canteiros de obras. A pressão do ar gerado por um compressor entra na talhadeira por um lado e aciona o conjunto de talhadeiras na outra ponta, que começa assim a trabalhar sobre a pedra. Estas talhadeiras da ponta atuam com pequenos movimentos, indo e vindo contra a superfície de qualquer pedra e oferecem uma precisão maior que as serras e o esmeril. Mas essas talhadeiras que se encaixam nesta ferramenta são especialmente desenhadas para este uso e não têm nada a ver com as talhadeiras comuns usadas com um martelo de mão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível