Como marcar o placar em um jogo de boliche

Escrito por steve ungrey | Traduzido por max ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como marcar o placar em um jogo de boliche
Marcar a pontuação em um jogo de boliche não é difícil, só é preciso um pouco de prática (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fazer uma pontuação perfeita (300 pontos), alcançada fazendo 12 strikes seguidos, é a maior conquista num jogo de boliche. Como 12 strikes se traduzem em 300 pontos pode confundir algumas pessoas que não saibam bem como funciona a marcação de pontos do jogo. Isso requer um pouco de prática, mas é fácil aprender a contagem. A maioria dos jogos têm sua marcação feita eletronicamente em pistas de boliche. No entanto, fazer a contagem é uma boa forma de praticar para caso você precise fazer o mesmo no futuro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Placar de boliche

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Some a quantidade de pinos derrubados em cada jogada (frame). Existem dez jogadas no boliche. Se o jogador acerta seis pinos no primeiro arremesso e dois no segundo, sua pontuação total será 8 e a jogada acaba. Ele então vai para a próxima jogada. Enquanto não houver nenhum strike ou "spare", somar o total de pontos de cada jogada não envolve nenhuma regra especial.

  2. 2

    Os "spares" ocorrem quando o jogador derruba todos os dez pinos em dois arremessos. Os marcadores de boliche somam o resultado do próximo arremesso ao spare dessa jogada. Se o jogador faz um spare na primeira jogada e então derruba sete pinos ao começar a segunda, sua pontuação será 17 para a primeira jogada. Continue daí, adicionando os pinos da segunda jogada ou fazendo outra marcação de spare, se necessário.

  3. 3

    Os strikes resultam em dois arremessos extras adicionados ao placar. Os jogadores que fazem um strike na primeira jogada têm 10 pontos mais o resultado das próximas duas bolas arremessadas. Por exemplo, se um jogador derruba oito pinos na próxima jogada (com dois arremessos), esses pontos são somados e o jogador fica com 18 de pontuação em apenas uma jogada. Os marcadores que lembram de adicionar um arremesso a mais para um spare e dois para um strike estão no caminho certo.

  4. 4

    Os jogadores que fazem vários strikes são recompensados com pontuações mais altas. Se um jogador faz três strikes no começo de um jogo, conhecido no meio como "turkey" (ou peru), ele chega a um placar de 30 na primeira jogada (10 para a primeira mais os resultados dos dois arremessos seguintes). O jogo continua dessa forma até o jogador esgotar seus bônus de spare ou strike. Resumindo, quanto mais strikes, maior o placar.

  5. 5

    A pontuação perfeita de 300 é resultado de 12 strikes seguidos. Os 300 totais são provenientes dos pontos de cada jogada. Os jogadores que fazem três strikes seguidos para começar as três primeiras jogadas adquirem 30 de pontuação para a primeira jogada. Esse placar chega a 60 na segunda, 90 na terceira, 120 na quarta, continuando assim até o jogador parar de fazer strikes.

Dicas & Advertências

  • Essas regras aplicam-se ao boliche com dez pinos. Um jogo popular na costa leste dos EUA, chamado "duckpins", é jogado de forma um pouco diferente. Nele, em vez de dois, os jogadores ganham três arremessos em cada jogada. Os bônus dos strikes continuam sendo 10 pontos mais dois arremessos, já os spares contam como 10 mais o próximo arremesso. Se você derruba todos os dez pinos no terceiro arremesso, isso é conhecido como "10" e não se recebe nenhum bônus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível