Como o mármore é extraído de uma pedreira?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o mármore é extraído de uma pedreira?
O mármore é muito apreciado pela sua aparência (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

A beleza do mármore

O mármore é um dos tipos preferidos de rocha para uso em ambientes formais. As pessoas gostam muito dos desenhos que esta pedra costuma ter. Além disso, o fato de que ela é fácil de trabalhar a torna útil para muitos tipos diferentes de projetos. Os romanos e gregos foram os primeiros povos a usar mármore para suas esculturas. O principal motivo para ele ter sido usado há tanto tempo é sua natureza macia. Era fácil para esses povos usarem suas ferramentas primitivas para cortar formas complicadas no mármore. Esta rocha sempre foi extraída de pedreiras, e é processada hoje quase da mesma maneira como vem sendo há milhares de anos.

Descobrindo o mármore

Especialistas em rochas e geólogos usam métodos de prospecção para descobrir onde existe mármore na terra. Há muitas pedreiras de mármore no mundo, em países como Itália, Egito e Estados Unidos. O mármore é formado por calcário e calcita e é uma rocha muito macia.

Extraindo o mármore

Depois que o mármore é descoberto, é hora de tirá-lo da terra. Pedreiras são construídas, e então a rocha é retirada. As pedreiras são diferentes de outras minas porque são ao ar livre. O mármore é extraído da terra perfurando, serrando e puxando enormes pedaços da rocha de dentro da terra. O objetivo é obter um formato básico de um grande retângulo, de forma que seja mais fácil moldá-lo em objetos úteis mais tarde.

Transportando o mármore

Depois que o mármore é removido da terra, ele é examinado para avaliar sua qualidade. Todo o mármore de uma determinada cor é colocado junto. Rachaduras e impurezas são eliminadas. Em seguida, a rocha é transportada para as fábricas de processamento em caminhões. Isto pode levar desde algumas horas até alguns dias, dependendo da localização da fábrica.

Formando o mármore

Quando o mármore chega à fábrica de processamento, ele é arrumado de forma que diferentes peças da rocha possam ser cortadas a partir dos blocos maiores. Uma serra gigante é usada para cortá-lo em pedaços mais fáceis de manejar. Algumas das lâminas nestas serras têm largura de até 5,5 metros. Pode levar até uma semana para cortar o mármore o suficiente para quebrá-lo em pedaços úteis. A pessoa que controla a serra gigante tem que ser muito habilidosa no seu trabalho, porque as diferentes qualidades da rocha podem mudar o jeito com que a serra corta o mármore.

Processando o mármore

Depois que o mármore é cortado em formas mais aproveitáveis, ele passa por processos de epóxi e de polimento para deixá-lo utilizável. A rocha é cortada em diferentes formatos para diferentes tarefas. Alguns dos usos mais comuns desta rocha são para esculturas, azulejos e balcões, entre e outros. Finalmente, o mármore é enviado para diferentes lugares, onde pode ser vendido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível