Como masterizar uma música usando o Sound Forge 9

Escrito por jason parnell | Traduzido por lean pereira
Como masterizar uma música usando o Sound Forge 9

Masterizar músicas com um software digital é mais fácil do que nunca com o Sound Forge

speaker element image by bright from Fotolia.com

Masterizar uma música significa adicionar os toques finais depois que a música tenha sido mixada. Se por um lado não há uma forma única de masterização, por outro há objetivos e conceitos básicos a considerar em cada faixa. A masterização não pode corrigir erros ou falhas provenientes do processo de mixagem, mas pode trazer o melhor de uma faixa bem mixada. O Sound Forge 9, da Sony, oferece um estúdio de masterização em adição às suas ferramentas de efeitos em tempo real.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Carregue o arquivo desejado para a masterização selecionando "Open" a partir do menu "File", e aplicando o "iZotope Mastering Bundle" em "Mastering Effects Bundle" a partir do menu Effects. O conjunto "iZotope Mastering Effects" vem integrado ao Sound Forge versão 9. Enquanto o "iZotope" vem com diversas pré-definições, o alvo da masterização é fazer ajustes únicos à música.

  2. 2

    Ative o compressor multi-faixas clicando no ícone da caixa de diálogo inferior no "iZotope Mastering Effects Bundle". O compressor multi-faixas controla a dinâmica e compressão da amplitude de frequências específicas, ou EQ. Ajustando o "threshold", o nível ao qual o compressor é ativado, o "ratio", ou quanta compressão é aplicada, e o "release" (quanto tempo até que o compressor seja desativado), você pode agregar potência às amplitudes graves ou manter as médias interdependentemente.

  3. 3

    Ative o "mastering limiter" clicando no ícone da caixa de diálogo inferior do "iZotope Mastering Effects Bundle". O "mastering limiter" funciona como um compressor, ajustando a dinâmica, ou os fortes e suaves, de sua música como um todo. Faça ajustes mínimos no "threshold", "margin" (ou "release") e "character" para reduzir os altos e baixos até conseguir uma mixagem equilibrada.

  4. 4

    Ative o masterizador EQ clicando no ícone na caixa de diálogo inferior do "iZotope Mastering Effects Bundle". O masterizador EQ ajusta as amplitudes de frequência de toda a mixagem, seja aumentando ou reduzindo uma frequência e dando uma referência visual para os picos de EQ da música. Ajuste o EQ selecionando um ponto no gráfico, de até seis, e faça mudanças mínimas para diminuir picos errantes e aumentar os baixos até que tenha uma mixagem equilibrada ou aplanada.

  5. 5

    Ative o "mastering reverb" clicando no ícone da caixa de diálogo inferior do "iZotope Mastering Effects Bundle". O "mastering reverb" adiciona um sutil "reverb" a toda a mixagem. Quando usar o "reverb", menos é mais, e agregar diversos milissegundos de "reverb" pode abrir uma faixa, dando a ela uma sensação mais natural ou altamente estilizada.

  6. 6

    Ative o "harmonic exciter" clicando no ícone da caixa de diálogo inferior do "iZotope Mastering Effects Bundle". Ao nível de masterização, o "harmonic exciter" replica e aperfeiçoa, no ambiente digital, os harmônicos naturais, ou artefatos sônicos associados à masterização analógica. Enquanto mudanças mínimas nas frequências médias e altas do EQ podem melhorar a energia e tom de sua masterização, usar o "harmonic exciter" excessivamente pode trazer chiados indesejáveis à música final.

Dicas & Advertências

  • Não há configurações padrões para a masterização, já que cada faixa é diferente. O que soar melhor é frequentemente o melhor. Use as melhores caixas de som que for possível. Ocasionalmente, compare sua masterização à de um CD comercial de sua preferência. Invista tempo brincando com os efeitos e se acostumando às diferenças percebidas no som.
  • Evite o uso excessivo de compressores; se você ouvir batidas estranhas ou variações no volume, diminua sua compressão. Mais alto não significa melhor, e volume demais traz ruídos à sua masterização, reduzindo sua energia. Não tente salvar uma faixa má mixada com a masterização; se a faixa é pobre desde o começo, vá para a fase de mixagem.
  • Para evitar fadiga em seus ouvidos, não masterize por mais de duas horas de cada vez.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media