×
Loading ...

Como matar bicho-de-pé em animais

Atualizado em 21 novembro, 2016

As pulgas-da-areia sugadoras de sangue, ou Tsunga penetrans, também são conhecidas como bicho-de-pé. Elas costumam ser chamadas de maruins (ou mosquitinhos-do-mangue) porque lembram um pequeno mosquito que pica. As pulgas-da-areia são mais comuns nas áreas costeiras embora também possam ser encontradas perto de riachos, lagos e praias. Em áreas de alta densidade, elas costumam voar em massas e produzir um som bem estridente. As picadas dessas pulgas tipicamente são mais dolorosas que as picadas de uma pulga comum encontrada em cães e gatos. Eliminá-las do animal é um passo, mas você também precisa tratar abundantemente as áreas internas e externas que sejam acessíveis ao cão ou gato.

Instruções

As pulgas-da-areia são encontradas em praias (at the beach image by Lily Forman from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Penteie seu animal diariamente usando um pente com 12 dentes por centímetro para remover as pulgas adultas antes que elas possam botar ovos. Depois de removê-las, coloque-as dentro da água com detergente para matá-las.

    Loading...
  2. Dê banho no animal com um xampu antipulgas. A ação de friccionar o produto vai soltar os parasitas da pelagem dele para que você possa removê-las. Os xampus podem ressecar a pele do animal, então, você vai ter que esperar três dias antes de aplicar o próximo nível do controle de pulgas.

  3. Aplique outro método de controle de pulgas, como remédios tópicos de aplicação mensal, pós ou coleiras antipulgas. Os remédios tópicos vão matar e também repelir os parasitas, além de prevenir a reinfestação ao impedir que eles se reproduzam. Se usar um pó antipulgas, aplique-o na pelagem a partir da cabeça até a cauda, especialmente no pescoço, nas costas e na lombar. As coleiras antipulgas são mais eficientes em animais com pelos curtos.

  4. Monitore a ocorrência de pulgas. É normal que seu animal ainda tenham algumas delas depois de duas a três semanas de tratamento, uma vez que leva algum tempo para todos os estágios de vida dos parasitas absorverem o medicamento.

  5. Continue a tratar o animal até que todos os sinais de pulgas desapareçam. Isso pode levar algumas semanas até seis meses.

Loading...

Dicas

  • Você pode precisar suplementar o uso de coleira antipulgas em animais com pelos longos com outros métodos, tais como banhos ou imersões frequentes com xampu antipulgas.
  • Aspire ou vaporize toda a área interna que seja acessível ao animal, incluindo embaixo de cortinas e o local onde ele dorme. Lave os itens da cama dele abundantemente.
  • Trate também a área externa da casa com um spray ou nebulizador que não seja prejudicial aos animais, especialmente em pátios e embaixo de varandas e sacadas (veja a Referência 4).

Aviso

  • Muitas pessoas recomendam o uso de carbaril, vendido como o inseticida Sevin Dust, para aplicar nos animais para matar as pulgas-da-areia. O carbaril é usado em pesticidas comerciais, gramados e lojas de animais. Ele foi amplamente considerado seguro para uso em animais, mas em 2009, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA cancelou os registros de produtos que usavam carbaril em coleiras de animais.
  • Não use produtos para cães em gatos. Os produtos que contêm permetrinas são considerados inseguros para uso em felinos.

O que você precisa

  • Pente (12 dentes/cm)
  • Água com detergente
  • Xampu antipulgas
  • Tratamento antipulgas (tópico, em pó ou coleira)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...