Mais
×

Como matar camundongos e ratos sem usar produtos químicos prejudiciais à saúde humana

Atualizado em 21 novembro, 2016

Camundongos e ratos fazem parte da família dos roedores que, com frequência, se infiltram nas casas e nos prédios em busca de comida. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano, os ratos e camundongos são conhecidos por espalhar mais de 35 doenças, tais como leptospirose, síndrome pulmonar pelo hantavírus e salmonelose. Elimine os roedores assim que identificar a sua presença na casa. Pode ser que você não queira utilizar produtos químicos venenosos para eliminar essas pragas por causa dos animais de estimação ou das crianças; nesse caso, existem outras alternativas possíveis para resolver a questão.

Instruções

Camundongos e ratos irão roer sacos e embalagens para conseguir alimento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Ratoeiras

  1. Encontre os locais com indícios da circulação de camundongos ou ratos. Procure fezes e manchas amarelas de urina. Verifique na despensa da cozinha, principalmente ao redor de sacos de comida no chão.

  2. Coloque várias ratoeiras -- com placas de cola ou sem -- na áreas com intensa atividade dos roedores. Passe um pouco de manteiga de amendoim nas laterais das ratoeiras para funcionar como isca.

  3. Arme as ratoeiras e deixe-as no local durante toda a noite. Não mexa nelas. Na manhã seguinte, verifique se algum dos roedores foi capturado. Recolha os bichos mortos com uma vassoura e pá de lixo; não os recolha com as mãos. Despeje os roedores em um saco plástico e coloque-os em uma lata de lixo ao ar livre.

    Ratoeiras com placas de cola

  1. Encontre a área que os camundongos e ratos gostam de circular. Procure por um rastro de fezes ao longo da parte inferior das paredes.

  2. Remova todos os objetos próximos da área. Coloque a ratoeira com placa de cola na base da parede, onde você observou as fezes dos roedores. Eles tendem a "agarrar" as paredes quando andam em um ambiente, e posicionar a ratoeira contra a parede vai ajudar a garantir que sejam capturados.

  3. Ao usar a ratoeira com a placa de cola, deixe-a longe do alcance de animais de estimação e crianças. Verifique a ratoeira constantemente para saber se os roedores foram capturados. Uma vez preso na placa de cola, o camundongo ou rato irá sufocar rapidamente.

  4. Recolha a placa de cola e os roedores mortos com vassoura e pá de lixo. Despeje-os em um saco plástico e jogue-os do lado de fora da casa em uma lata de lixo.

    Gatos domésticos

  1. Deixe que o gato fique na área onde os roedores costumam frequentar.

  2. Retire os pratos de comida dos animais de estimação da área. Os roedores irão comer o alimento.

  3. Não alimente o gato na hora do jantar na exata noite em que você vai deixá-lo livre para caçar os roedores. Se o gato tiver sido recém-alimentado, ele não estará tão interessado em caçar; no entanto, com um pouco de fome, será mais provável que ele apanhe os bichos.

  4. Pela manhã, vistorie a área à procura de roedores mortos. Recolha qualquer camundongo ou rato morto com vassoura e pá de lixo, e depois, despeje-o em um saco plástico e jogue-o do lado de fora da casa em uma lata de lixo.

Dicas

  • Se decidir usar o seu gato para caçar camundongos e ratos, certifique-se de que ele esteja vacinado.

O que você precisa

  • Ratoeiras
  • Manteiga de amendoim
  • Pá de lixo
  • Vassoura
  • Sacos plásticos
  • Ratoeiras com placas de cola
  • Gato doméstico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article