×
Loading ...

Como medir os ângulos internos de uma estrela

Atualizado em 23 março, 2017

As pontas da conhecida estrela de cinco pontas possuem ângulos de 72 graus. As linhas que emanam delas juntam-se em extremidades que apontam para dentro que possuem ângulos de 108 graus. Essas medidas de ângulo adaptam-se a fórmulas de estrelas em geral, ou seja, o ângulo das pontas externas de uma estrela são 180/N graus cada, onde N é o número de pontas, e as que apontam para dentro perto do centro possuem ângulos 90 + 90/N.

Instruções

As pontas externas de uma estrela simples de cinco pontas possuem ângulos de 180/5=72 graus (chrome star image by Antony McAulay from Fotolia.com)
  1. Conte o número de pontas da estrela que estiver medindo. Denote esse número pela letra N.

    Loading...
  2. Divida 180 por N. Isso dá, em graus, os ângulos para as pontas distantes N da estrela.

  3. Divida 90 por N. Em seguida, adicione 90. Isso dá, em graus, os ângulos para as pontas N perto do centro da estrela, também conhecido como os ângulos internos.

    Por exemplo, para a estrela de cinco pontas, deve-se calcular 90/5 + 90 = 108.

Loading...

Dicas

  • Essas fórmulas funcionam apenas para estrelas cujas pontas são uniformemente espaçadas e que possam ser ligadas com um lápis sem levantá-lo do papel. A Estrela de Davi, por exemplo, não iria obedecer a essas fórmulas, uma vez que é composta por dois triângulos sobrepostos.

Referências

Loading ...
Loading ...