×
Loading ...

Como medir o diâmetro de objetos redondos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O diâmetro é a largura de um círculo, de um lado ao outro através do centro. Os círculos são figuras de duas dimensões com uma superfície plana, permitindo que sejam medidos facilmente, mas objetos redondos tridimensionais são mais difíceis de medir. Um paquímetro simples consiste de duas pernas curvas e articuladas que medem um objeto. Eles são baratos e fáceis de usar, mas a precisão das leituras dependem do cuidado e da habilidade do usuário.

Instruções

Para medir o diâmetro de um objeto redondo é necessário encontrar pontos opostos em uma superfície uniforme (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Abra o paquímetro a uma largura um pouco maior do que a do objeto a ser medido. Se ele estiver frouxo e não ficar aberto, aperte os parafusos das pernas até sentir uma leve resistência quando abrir e fechá-las.

    Loading...
  2. Feche o paquímetro sobre o objeto no ponto que parece ser o mais largo. Deslize o paquímetro ao longo da superfície do objeto, procurando o ponto mais largo. Continue a ajustar o paquímetro batendo-o levemente para corresponder ao tamanho do objeto. Continue a mover a ferramenta até não encontrar posições mais largas do que a atual.

  3. Remova o paquímetro do objeto e forre-o em uma superfície plana. Meça a distância entre os pontos da ferramenta. Essa distância é o diâmetro do objeto redondo.

Loading...

Dicas

  • Tome cuidado para não mover as pontas do paquímetro ao removê-las do objeto.
  • Os objetos redondos não-esféricos, como um ovo, têm mais de um diâmetro.
  • Paquímetros analógicos e digitais caros incluem um disco ou tela para mostrar diretamente as medidas.

Aviso

  • Paquímetros frouxos deslizarão e darão leituras falsas.

O que você precisa

  • Paquímetro
  • Régua ou trena

Referências

Loading ...
Loading ...