on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como medir a pressão sanguínea sem utilizar equipamentos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora seja impossível medir de forma precisa a pressão sanguínea sem o uso de algum tipo de equipamento, você pode ter uma boa estimativa da medição sistólica. Para medir a taxa diastólica, no entanto, você precisará de uma braçadeira e um estetoscópio. Nenhuma das medidas requer o uso de aparatos com grande tecnologia ou um diploma em medicina. Através deste artigo, você aprenderá a medir a pressão sanguínea com pouco a nenhum equipamento.

Instruções

Aprenda a medir sua pressão sanguínea sem utilizar equipamentos de alta tecnologia (blood pressure monitor image by Shirley Hirst from Fotolia.com)
  1. Coloque os 2 primeiros dedos da sua mão ao longo do pulso da sua outra mão. Com a palma virada para cima, o pulso radial está abaixo do dedão e pouco acima do pulso. Encontre este local com os seus dedos.

    Loading...
  2. Mova seus dedos até que você sinta o pulso; na maioria das pessoas você conseguirá senti-lo. Esta é a parte onde você irá medir a pressão sem o uso de equipamentos. O fato de você conseguir sentir o pulso radial indica que a medida sistólica é de pelo menos 80. Quanto mais proeminente o pulso, maior a medida sistólica. Se o pulso é fraco, isto indica que a medida é mais próxima a 80.

  3. Pegue uma braçadeira de pressão, se você precisar de uma leitura sistólica mais precisa ou se você precisa saber sua pressão diastólica. Amarre a braçadeira em volta de sua artéria braquial, que percorre o interior do braço, mais notavelmente, no interior do cotovelo.

  4. Coloque um estetoscópio na artéria braquial e infle a braçadeira até que você não consiga mais escutar o pulso. Depois, lentamente, a 2 mm hg por segundo, deixe o ar sair da braçadeira. Preste atenção no número no visor quando você começar a escutar o pulso novamente. Esta é a leitura sistólica.

  5. Continue a deixar o ar sair até que você não consiga mais escutar nenhuma pulsação da artéria braquial. Esta é a leitura diastólica. Em crianças, irá, simplesmente, ter um som abafado.

Loading...

Dicas

  • A média de pressão sanguínea de um adulto saudável é de 120/80. Mulheres grávidas, no entanto, tendem a possuir pressão sanguínea mais alta.

Aviso

  • Pressão alta é um indicador sério de outros problemas de saúde. Nunca ignore esta situação.

O que você precisa

  • Braçadeira de pressão arterial
  • Estetoscópio

Referências

Loading ...
Loading ...